sicnot

Perfil

Mundo

Putin acusa "inimigos estrangeiros" de tentarem perturbar próximas eleições

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu hoje que "inimigos estrangeiros" estão a tentar perturbar as próximas eleições legislativas e pediu ao serviço de segurança para estar atento.

© RIA Novosti / Reuters

Em setembro, realizam-se na Rússia eleições legislativas, mas os críticos receiam que a votação seja mais uma vez manipulada pelo Kremlin e que poucos candidatos da oposição sejam autorizados a concorrer.

Dirigindo-se ao Serviço Federal de Segurança (FSB, serviços secretos), Putin disse saber com base em documentos na sua posse que "infelizmente, (...) inimigos estrangeiros estão, também, a preparar-se para estas eleições".

Adiantou que os serviços de informações estrangeiros se tornaram mais ativos na Rússia no último ano e que dos 400 espiões estrangeiros e agentes expostos, 23 foram processados.

No ano passado, registaram-se mais de 24 milhões de ciberataques a 'sites' estatais russos e a sistemas de informação, disse ainda Putin.

"É claro que é necessário parar quaisquer tentativas do exterior de interferir nas eleições, na nossa vida política interna", salientou.

"Compete ao FSB e a outras agências fazerem tudo para impedir as atividades daqueles que estão a tentar ou poderão tentar utilizar slogans nacionalistas, xenófobos ou radicais para causar divisão na nossa sociedade", disse Putin, segundo um texto divulgado pelo Kremlin.

Segundo analistas, apesar de murmúrios de descontentamento e de protestos contra salários em atraso e outros problemas económicos, o partido no poder controlado pelo Kremlin, Rússia Unida, deverá ganhar as eleições.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..