sicnot

Perfil

Mundo

Dois atentados no Afeganistão causaram 25 mortos

Dois atentados no Afeganistão, na região leste e na capital, fizeram hoje 25 mortos, numa altura em que o Governo de Cabul tenta trazer à mesa das negociações as forças talibã.

Massoud Hossaini

Os talibãs, noticiou a AFP, reivindicaram o atentado suicida em Cabul, contra o Ministério da Defesa, no centro da capital.

"Doze pessoas, entre elas dois soldados afegãos, foram mortas e oito ficaram feridas", anunciou o ministério em comunicado.

"Entre os feridos encontram-se mulheres e crianças", precisou Abduk Rahman Rahimi, chefe da Polícia de Cabul.

"Vi civis e soldados feridos. Nós pedimos ajuda, mas as forças de segurança não nos deixaram aproximar", disse à AFP Sardar Mohammed, que testemunhou o ataque suicida.

"A maior parte das vítimas eram civis que saiam do emprego", disse à AFP uma outra testemunha.

Segundo os analistas, os talibãs multiplicaram os ataques no centro de Cabul, como forma de endurecer a sua participação nas negociações de paz com o Governo de Cabul, que combatem desde 2001.

Um primeiro ataque registou-se hoje de manhã em Asadabad, capital da província de Kunar, no leste do país, no qual morreram 13 civis e 40 outros ficaram feridos.

Lusa

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00