sicnot

Perfil

Mundo

Dois atentados no Afeganistão causaram 25 mortos

Dois atentados no Afeganistão, na região leste e na capital, fizeram hoje 25 mortos, numa altura em que o Governo de Cabul tenta trazer à mesa das negociações as forças talibã.

Massoud Hossaini

Os talibãs, noticiou a AFP, reivindicaram o atentado suicida em Cabul, contra o Ministério da Defesa, no centro da capital.

"Doze pessoas, entre elas dois soldados afegãos, foram mortas e oito ficaram feridas", anunciou o ministério em comunicado.

"Entre os feridos encontram-se mulheres e crianças", precisou Abduk Rahman Rahimi, chefe da Polícia de Cabul.

"Vi civis e soldados feridos. Nós pedimos ajuda, mas as forças de segurança não nos deixaram aproximar", disse à AFP Sardar Mohammed, que testemunhou o ataque suicida.

"A maior parte das vítimas eram civis que saiam do emprego", disse à AFP uma outra testemunha.

Segundo os analistas, os talibãs multiplicaram os ataques no centro de Cabul, como forma de endurecer a sua participação nas negociações de paz com o Governo de Cabul, que combatem desde 2001.

Um primeiro ataque registou-se hoje de manhã em Asadabad, capital da província de Kunar, no leste do país, no qual morreram 13 civis e 40 outros ficaram feridos.

Lusa

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.