sicnot

Perfil

Mundo

Deputada trabalhista britânica diz-se vítima de racismo

Uma deputada negra do Partido Trabalhista britânico denunciou hoje que é frequentemente vítima de racismo na Câmara dos Comuns e já chegou a ser confundida com uma empregada de limpeza por um dos seus pares.

KIRSTY WIGGLESWORTH

Em declarações à BBC Radio 5 live, Dawn Butler, uma das poucas deputadas negras do parlamento britânico, no cargo desde 2005, relatou um incidente que ocorreu quando entrava num elevador reservado aos membros da Câmara dos Comuns (câmara baixa) e foi interpelada por um colega. "Este elevador não é para uso dos empregados de limpeza", disse-lhe um dos seus pares.

A deputada, de 46 anos, filha de pais jamaicanos, num artigo para a organização de defesa dos direitos das mulheres Fawcett Society, contou como foi discriminada por um membro do governo britânico. "Hoje em dia admitem qualquer um" na política, disse-lhe o membro do executivo quando estava no terraço do parlamento, que é reservado aos deputados.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42