sicnot

Perfil

Mundo

Deputada trabalhista britânica diz-se vítima de racismo

Uma deputada negra do Partido Trabalhista britânico denunciou hoje que é frequentemente vítima de racismo na Câmara dos Comuns e já chegou a ser confundida com uma empregada de limpeza por um dos seus pares.

KIRSTY WIGGLESWORTH

Em declarações à BBC Radio 5 live, Dawn Butler, uma das poucas deputadas negras do parlamento britânico, no cargo desde 2005, relatou um incidente que ocorreu quando entrava num elevador reservado aos membros da Câmara dos Comuns (câmara baixa) e foi interpelada por um colega. "Este elevador não é para uso dos empregados de limpeza", disse-lhe um dos seus pares.

A deputada, de 46 anos, filha de pais jamaicanos, num artigo para a organização de defesa dos direitos das mulheres Fawcett Society, contou como foi discriminada por um membro do governo britânico. "Hoje em dia admitem qualquer um" na política, disse-lhe o membro do executivo quando estava no terraço do parlamento, que é reservado aos deputados.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.