sicnot

Perfil

Mundo

Estudante norte-americano detido na Coreia do Norte diz que furtou "slogan político"

Um estudante norte-americano detido na Coreia do Norte admitiu ter furtado material de propaganda a mando de uma igreja metodista dos EUA e com o incentivo de uma sociedade de universidade secreta, informou hoje a imprensa estatal.

Reuters

A agência official norte-coreana KCNA afirmou que Otto Frederick Warmbier, que foi detido em janeiro quando se preparava para deixar o país, deu hoje "uma entrevista" aos jornalistas, incluindo estrangeiros, em Pyongyang.

Num comunicado citado pela KCNA, o jovem de 21 anos, da Universidade de Virginia, EUA, disse que retirou um cartaz político de uma zona restrita apenas a funcionários de um hotel de Pyongyang, usado pelo seu grupo de excursão.

Num vídeo distribuído pela CNN, Warmbier afirma ter cometido "o pior erro" da sua vida e pede para ser libertado.

Segundo a KCNA, Warmbier afirmou que um membro da Friendship United Methodist Church, nos Estados Unidos, lhe pediu para furtar o slogan político que pretendia como "troféu".

Esse membro -- a mãe de um amigo -- ter-lhe-á prometido um carro usado no valor de dez mil dólares se fosse bem-sucedido na sua missão, refere a agência estatal norte-coreana.

"O objetivo da minha tarefa era prejudicar a motivação e a ética laboral do povo coreano. Era um objetivo muito tolo", afirmou, segundo a KCNA.

Os estrangeiros detidos na Coreia do Norte são frequentemente obrigados a fazer um reconhecimento público, seguindo um 'guião', de que fizeram algo de errado, como um primeiro passo para uma eventual libertação.

O material de propaganda, exaltando as conquistas do país e os seus líderes e encorajando os cidadãos a trabalharem duro e a demonstrarem a sua lealdade, encontram-se em todo o lado na Coreia do Norte.

Podem ser vistos nas ruas e perto dos edifícios públicos, bem como de cada posto de trabalho.

Segundo a KCNA, o slogan removido por Warmbier tinha como objetivo inspirar "o amor do povo coreano pelo seu sistema".

No anúncio inicial da detenção de Warmbier, a Coreia do Norte afirmou estar envolvida num "ato hostil" com a conivência da administração norte-americana.

A detenção de Warmbier surge numa altura particularmente sensível, já que os Estados Unidos assumiram a liderança dos esforços para garantir a aplicação de duras sanções internacionais à Coreia do Norte devido ao seu recente teste nuclear.

De acordo com a KCNA, Warmbier disse ter sido encorajado na sua missão pela secreta "sociedade Z" da Universidade de Virginia, a qual lhe prometeu a adesão como membro se fosse bem-sucedido.

Segundo a revista da universidade, a sociedade é conhecida pelos seus esforços filantrópicos, realiza inúmeros jantares honorários e atribuiu prémios académicos.

"Não há dúvida de que a CIA sabe do incentivo da 'sociedade Z' ao meu crime", afirmou Warmbier, citado pela agência KCNA.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC