sicnot

Perfil

Mundo

Estudo relaciona obesidade com falhas de memória

A obesidade nos jovens adultos pode, entre muitas outras coisas, afetar a memória, conclui um estudo da Universidade de Cambridge.

(Arquivo)

(Arquivo)

Ng Han Guan / AP

Num estudo preliminar publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge mostram a ligação entre o Índice de Massa Corporal e episódios de falha de memória. A obesidade está, dizem, relacionada com um mau funcionamento do hipocampo, a área cerebral ligada à memória e à aprendizagem, e ao lóbulo frontal, a parte envolvida na tomada de decisões e na memória.

Os resultados do estudo, que envolveu 50 participantes entre os 18 e os 35 anos, são importantes para ajudar a perceber os factores psicológicos da obesidade, sustenta Lucy Cheke, uma da sinvestigadoras.

"A possibilidade de existirem défices episódicos de memória nas pessoas com obesidade é uma preocupação, especialmente face à crescente ligação entre a memória e o comportamento alimentar", explica a investigadora.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14