sicnot

Perfil

Mundo

Estudo relaciona obesidade com falhas de memória

A obesidade nos jovens adultos pode, entre muitas outras coisas, afetar a memória, conclui um estudo da Universidade de Cambridge.

(Arquivo)

(Arquivo)

Ng Han Guan / AP

Num estudo preliminar publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge mostram a ligação entre o Índice de Massa Corporal e episódios de falha de memória. A obesidade está, dizem, relacionada com um mau funcionamento do hipocampo, a área cerebral ligada à memória e à aprendizagem, e ao lóbulo frontal, a parte envolvida na tomada de decisões e na memória.

Os resultados do estudo, que envolveu 50 participantes entre os 18 e os 35 anos, são importantes para ajudar a perceber os factores psicológicos da obesidade, sustenta Lucy Cheke, uma da sinvestigadoras.

"A possibilidade de existirem défices episódicos de memória nas pessoas com obesidade é uma preocupação, especialmente face à crescente ligação entre a memória e o comportamento alimentar", explica a investigadora.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.