sicnot

Perfil

Mundo

Estudo relaciona obesidade com falhas de memória

A obesidade nos jovens adultos pode, entre muitas outras coisas, afetar a memória, conclui um estudo da Universidade de Cambridge.

(Arquivo)

(Arquivo)

Ng Han Guan / AP

Num estudo preliminar publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge mostram a ligação entre o Índice de Massa Corporal e episódios de falha de memória. A obesidade está, dizem, relacionada com um mau funcionamento do hipocampo, a área cerebral ligada à memória e à aprendizagem, e ao lóbulo frontal, a parte envolvida na tomada de decisões e na memória.

Os resultados do estudo, que envolveu 50 participantes entre os 18 e os 35 anos, são importantes para ajudar a perceber os factores psicológicos da obesidade, sustenta Lucy Cheke, uma da sinvestigadoras.

"A possibilidade de existirem défices episódicos de memória nas pessoas com obesidade é uma preocupação, especialmente face à crescente ligação entre a memória e o comportamento alimentar", explica a investigadora.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.