sicnot

Perfil

Mundo

Estudo relaciona obesidade com falhas de memória

A obesidade nos jovens adultos pode, entre muitas outras coisas, afetar a memória, conclui um estudo da Universidade de Cambridge.

(Arquivo)

(Arquivo)

Ng Han Guan / AP

Num estudo preliminar publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge mostram a ligação entre o Índice de Massa Corporal e episódios de falha de memória. A obesidade está, dizem, relacionada com um mau funcionamento do hipocampo, a área cerebral ligada à memória e à aprendizagem, e ao lóbulo frontal, a parte envolvida na tomada de decisões e na memória.

Os resultados do estudo, que envolveu 50 participantes entre os 18 e os 35 anos, são importantes para ajudar a perceber os factores psicológicos da obesidade, sustenta Lucy Cheke, uma da sinvestigadoras.

"A possibilidade de existirem défices episódicos de memória nas pessoas com obesidade é uma preocupação, especialmente face à crescente ligação entre a memória e o comportamento alimentar", explica a investigadora.

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21