sicnot

Perfil

Mundo

México em alerta após roubo de camião com material radioativo

Cinco estados do México estão em alerta desde domingo depois de um camião com um contentor de material radioativo perigoso ter sido roubado, informou hoje o Ministério do Interior.

© Henry Romero / Reuters

Os serviços de proteção civil deram o alarme após o roubo de um camião que transportava irídio-192 no estado de Querétaro, centro do país, tendo sido colocado em estado de alerta com outros quatro estados: Hidalgo, Guanajuato, San Luis Potosi e Michoacan.

Esse carregamento, que estava destinado a ser usado em radiografias, "pode ser perigoso para o público se não for manipulado com preocupação" e pode causar "graves e permanentes danos às pessoas que entrarem em contacto num curto espaço de tempo", mesmo poucos minutos, com esse material radioativo, sublinhou o ministério mexicano.

O irídio-192 pode causar queimaduras e outras doenças, podendo levar à morte no caso de exposição durante horas.

As autoridades pediram para as pessoas não se aproximarem do contentor, deixando uma distância de pelo menos a 30 metros.

O roubo de material perigoso não é raro no México, sendo que em abril de 2015 foi roubado outro contentor de irídio-192, que foi encontrado uma semana mais tarde.

É o quarto roubo deste tipo desde 2013.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.