sicnot

Perfil

Mundo

Varoufakis vai assessorar líder do Partido Trabalhista britânico

O ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis vai assessorar o Partido Trabalhista britânico, revelou o seu líder, Jeremy Corbyn, em declarações publicadas no diário local Islington Tribune.

Daniel Ochoa de Olza

O economista grego foi o responsável pela condução das negociações da Grécia com os seus credores durante os primeiros dias do Governo do Syriza.

"Varoufakis é interessante, porque, obviamente, passou por todas as negociações -- com o Banco Central Europeu (BCE), a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI)", indicou Corbyn, numa entrevista ao jornal local, hoje citada pelos principais jornais britânicos.

Varoufakis, que se demitiu do cargo a 06 de julho, dedica-se agora a fazer campanha a favor de uma reforma democrática da União Europeia (UE).

Corbyn, que se reuniu no mês passado com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, para debater uma reforma da UE, sustentou que "a forma como a Grécia foi tratada é horrível" e que, por isso, "todos deveríamos aproximar-nos" desse país.

Sobre o ex-ministro das Finanças grego, Corbyn confirmou que se reuniu com o responsável da Economia trabalhista, John McDonnell, e que aquele vai assessorar o seu partido "de alguma maneira".

Fontes do Partido Trabalhista disseram ao diário britânico The Guardian que Varoufakis não tem um papel de assessoria formal dentro da formação política, mas acrescentaram que, em finais do próximo mês, proferirá uma conferência sobre nova economia na qual assessorará o partido sobre questões de finanças.

No ano passado, Varoufakis revelou que mantinha "conversações" com o Partido Trabalhista britânico e disse então que o seu "conselho a essa formação política" era que "se afastasse da austeridade".

Em pleno debate sobre a permanência do Reino Unido na UE, Corbyn assegurou que fará campanha para o referendo de 23 de junho próximo, a favor de que o país permaneça dentro do bloco comunitário.

Lusa

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49