sicnot

Perfil

Mundo

Candidaturas abertas para programa de estágios nos EUA

A última fase de candidaturas do programa de estágios da associação de estudantes e profissionais portugueses na América do Norte (PAPS), dedicada a alunos portugueses do ensino superior, abriu hoje e encerra a 31 de março.

AP

O programa, que se encontra na sua segunda edição, chama-se PAPSummer e dará a oportunidade de estudantes portugueses realizarem um estágio de um mês sob a orientação de um membro da organização durante o Verão.

Estão disponíveis cinco bolsas em empresas, centros de Investigação e universidades de topo, como a Escola Médica de Harvard e a NASA.

Existem vagas abertas na área de cinema (em Nova Iorque, com Pedro Marnoto Pereira na Park Bench Pictures), biologia (Com Dário F. De Jesus, na Escola Médica de Harvard, em Cambridge), biologia molecular (na mesma instituição, com Ricardo Mouro Pinto), medicina regenerativa (em Miami, com Susana Cerqueia, na Escola de Medicina Miller) e física e astronomia (com Cristina Oliveira, em Baltimore, na NASA).

Na edição de 2015, a PAPS recebeu mais de 500 candidaturas. No final, foram escolhidos oito estudantes.

"A PAPS acredita que esta oportunidade representou, e representa, sem qualquer dúvida, uma rampa de lançamento para as carreiras dos jovens estudantes contemplados, tendo mesmo alguns dos estagiários estabelecido contatos de trabalho para o futuro", disse à Lusa Silvia Curado, responsável da PAPS.

As bolsas suportam os custos de deslocação, alojamento e estada dos estudantes durante o tempo de realização do estágio.

Nesta segunda edição, a PAPS contou com o apoio da WeDo Technologies, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Sata International.

A PAPS (sigla em inglês de Portuguese American Post-graduate Society) existe desde 1998 e, com cerca de 2.000 membros, procura desenvolver as relações entre a comunidade de estudantes e profissionais portugueses nos EUA e as sociedades norte-americana e canadiana.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.