sicnot

Perfil

Mundo

Chumbada moção de censura ao Presidente sul-africano Jacob Zuma

O parlamento sul-africano rejeitou hoje uma moção de censura ao Presidente Jacob Zuma, cujo segundo mandato está a ser marcado por um duro combate político com a oposição, problemas legais e divisões entre os seus correligionários.

© Mark Wessells / Reuters

Sem surpresa, a moção que acusava o Presidente Zuma de ter provocado "danos irreparáveis na economia" sul-africana não obteve a maioria de votos necessária para a aprovação.

O texto foi rejeitado por 225 votos, contra 99 votos favoráveis, num parlamento largamente dominado pela força partidária de Zuma, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder desde 1994.

Na moção, a Aliança Democrática (o principal partido da oposição) denunciou "a liderança irracional, irresponsável e perigosa que causou danos irreparáveis" à primeira economia industrializada do continente africano, que registou um crescimento na ordem dos 1,3% no ano passado.

"A procura do nosso Presidente pelo poder nunca foi feita com o objetivo de criar uma África do Sul mais próspera, mas apenas para criar um Jacob Zuma mais rico", afirmou o líder da Aliança Democrática, Mmusi Maimane, na apresentação da moção.

Em dezembro passado, Zuma decidiu substituir o ministro das Finanças, o respeitado Nhlanhla Nene, por um deputado inexperiente, David van Rooyen, mudança que provocou uma desvalorização da moeda sul-africana (rand sul-africano). A decisão de Zuma veio intensificar as críticas da oposição.

Lusa

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.