sicnot

Perfil

Mundo

Chumbada moção de censura ao Presidente sul-africano Jacob Zuma

O parlamento sul-africano rejeitou hoje uma moção de censura ao Presidente Jacob Zuma, cujo segundo mandato está a ser marcado por um duro combate político com a oposição, problemas legais e divisões entre os seus correligionários.

© Mark Wessells / Reuters

Sem surpresa, a moção que acusava o Presidente Zuma de ter provocado "danos irreparáveis na economia" sul-africana não obteve a maioria de votos necessária para a aprovação.

O texto foi rejeitado por 225 votos, contra 99 votos favoráveis, num parlamento largamente dominado pela força partidária de Zuma, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder desde 1994.

Na moção, a Aliança Democrática (o principal partido da oposição) denunciou "a liderança irracional, irresponsável e perigosa que causou danos irreparáveis" à primeira economia industrializada do continente africano, que registou um crescimento na ordem dos 1,3% no ano passado.

"A procura do nosso Presidente pelo poder nunca foi feita com o objetivo de criar uma África do Sul mais próspera, mas apenas para criar um Jacob Zuma mais rico", afirmou o líder da Aliança Democrática, Mmusi Maimane, na apresentação da moção.

Em dezembro passado, Zuma decidiu substituir o ministro das Finanças, o respeitado Nhlanhla Nene, por um deputado inexperiente, David van Rooyen, mudança que provocou uma desvalorização da moeda sul-africana (rand sul-africano). A decisão de Zuma veio intensificar as críticas da oposição.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.