sicnot

Perfil

Mundo

Facebook "desapontado" com prisão de executivo no Brasil

A rede social Facebook manifestou em comunicado o seu desapontamento pela prisão de Diego Jorge Dzodan, vice-presidente da empresa para a América Latina, detido hoje de manhã por agentes da Polícia Federal em São Paulo.

© Brendan McDermid / Reuters

"Estamos desapontados com a medida extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até à delegacia devido a um caso envolvendo o (aplicativo) WhatsApp, que opera separadamente do Facebook", lê-se no comunicado.

A prisão preventiva foi decretada pelo juiz Marcel Maia Montalvão porque o Facebook não respeitou uma ordem judicial para a libertação de mensagens do aplicativo WhatsApp, trocadas por pessoas sob investigação por tráfico de drogas no Estado de Sergipe.

Face à negação de acesso aos dados, o juiz aplicou multas até decretar a prisão preventiva de Dzodan, responsável pelo Facebook no Brasil, acusado de impedir uma investigação policial.

Não foi a primeira vez que a empresa recusou dar informações solicitadas por um juiz brasileiro.

No ano passado, um tribunal de São Paulo determinou que as operadoras de telefonia móvel do país bloqueassem o acesso ao WhatsApp por um caso semelhante.

O aplicativo ficou fora do ar por horas porque a empresa recusou libertar mensagens trocadas por suspeitos de crime organizado.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.