sicnot

Perfil

Mundo

ONU diz que República Centro-Africana atravessa "crise alimentar extrema"

A República Centro-Africana atravessa uma "crise alimentar extrema", com metade da população a passar fome e uma diminuição para metade da produção agrícola, após três anos de conflito, alertou hoje a ONU.

Bangui, capital da República Centro-Africana.

Bangui, capital da República Centro-Africana.

© Siegfried Modola / Reuters

De acordo com um relatório do Programa Alimentar Mundial (PAM) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção agrícola registou, no ano passado, uma quebra de 54% em relação aos níveis anteriores a março de 2013, data do golpe de Estado na antiga colónia francesa.

A produção subiu 10% em 2014, o que se deveu em grande parta à colheita de mandioca. A colheita de cereais desceu 70% relativamente aos níveis anteriores à crise.

"A situação é extrema. Metade da população tem fome", disse Bienvenu Djossa, diretor regional do PAM na República Centro-Africana.

O conflito no país levou um milhão de pessoas a abandonar as suas casas, num país de menos de cinco milhões de habitantes, onde 75% dependem da agricultura para sobreviver.

Devido à guerra, o número de cabeças de gado diminuiu para quase metade e o número de cabras e ovelhas para mais de metade, disseram as duas agências da ONU.

A pesca nos lagos e rios deixou de ser regular, o que resultou numa quebra de 40% nos resultados desde o início da crise e num aumento de 70% dos preços.

Outras importantes fontes de proteína registaram fortes aumentos dos preços, com a farinha de sementes a subir 74% e a carne a custar quase duas vezes mais do que antes da crise.

A FAO afirmou ter fornecido, no ano passado, 170.900 agregados familiares com sementes e ferramentas, o que abrangeu cerca de 850 mil pessoas. O PAM apoiou a operação, com a entrega de rações de alimentos a mais de 65 mil famílias agricultoras para que as sementes excedentárias fossem usadas para cultivo e não para alimentação.

Ao mesmo tempo, o PAM garantiu refeições escolares e assistência alimentar de emergência para cerca de 900 mil pessoas.

As duas agências disseram que iam precisar de mais fundos dos Estados doadores para continuar o seu trabalho durante este ano.

A FAO e o PAM afirmaram precisar 175 milhões de dólares para responder às necessidades de emergência de 1,4 milhões de pessoas até ao fim de julho na República Centro-Africana e países vizinhos, só tendo garantido até agora metade do montante necessário.

A República Centro-Africana é palco de violências inter-religiosas desde que o presidente François Bozizé foi afastado do poder, em março de 2013, por uma coligação predominantemente muçulmana, a Séléka.

Desde o início da intervenção francesa no país - a operação 'Sangaris' foi lançada em dezembro seguinte -, as violências entre as milícias cristãs "antibalaka" (antimachete, em língua sago) e a Séléka multiplicaram-se, levando a crise do golpe de Estado a uma "crise inter-religiosa".

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28