sicnot

Perfil

Mundo

ONU informa que pelo menos 670 iraquianos foram mortos em fevereiro

Pelo menos 670 iraquianos morreram e 1.290 ficaram feridos em atos de terrorismo, violência e relacionados com o conflito armado no Iraque durante o mês de fevereiro, informou hoje a ONU.

NAWRAS AAMER

Segundo Missão da ONU no Iraque (UNAMI), entre o total de vítimas há 1.460 civis, dos quais 410 morreram, e 1.050 ficaram feridos.

Em janeiro, refere a UNAMI, 849 pessoas morreram e 1.450 ficaram feridas.

A UNAMI acrescentou que o mês de fevereiro ficou marcado pela "agressividade" de alguns ataques, que incluíram ataques suicidas contra lugares de culto, mercados e funerais.

O representante especial do secretário-geral da ONU para o Iraque, Jan Kubis, lamentou que sejam civis os mais afetados pela violência no país.

"A população é que continua a sofrer as consequências do conflito. Os civis representam dois terços do total de mortos e a maioria dos feridos em fevereiro. Isto é profundamente preocupante e desencorajador", disse.

Os números referem que as zonas mais afetadas pela violência são a província de Bagdade, seguida de Diyala e Ninive.

O Iraque enfrenta uma guerra contra o grupo extremista Estado Islâmico, que conquistou no passado verão grandes partes do território e proclamou um califado no país e na vizinha Síria.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.