sicnot

Perfil

Mundo

Vídeo sexy sobre primeiros socorros gera polémica na Alemanha

Uma instituição de caridade alemã está a gerar polémica nas redes sociais, depois de ter publicado no Facebook um vídeo sobre primeiros socorros de cariz sexual.

No vídeo "First Aid Ladies" (As Senhoras dos Primeiros Socorros), as modelos mostram como fazer respiração boca-a-boca, como usar um desfibrilhador, como fazer reanimação cardiorrespiratória -vestidas com roupa provocante e ao som da música pop, como a de Taylor Swift "Shake it Off".

A instituição - Worker's Samaritan Federation - publicou o vídeo na sua página de Facebook na semana passada. Desde então, já teve mais de 4 milhões de likes.

"Muito poucas pessoas na Alemanha sabem prestar os primeiros socorros. Queremos solucionar isso e criámos uma nova forma de espalhar a mensagem para salvar vidas", responde a instituição às críticas de que tem sido alvo.

Entre apoiantes e detratores da iniciativa, são muitos os comentários no Facebook.

"Isto é tão sexista que primeiro pensei que era uma piada de mau gosto. Mas não é. Em 2016, devia saber-se a diferença entre emancipação, sexy e sexismo", escreveu Anita Posch.

First Aid Ladies zeigen, wie sexy Erste Hilfe sein kann

In Deutschland leisten vergleichsweise wenige Menschen Erste Hilfe. Dem wollen wir abhelfen und haben einen ganz neuen Weg gewählt, um lebensrettende Botschaften möglichst weit zu verbreiten. Die "First Aid Ladies" zeigen euch, wie ihr im Fall der Fälle helfen könnt. Schaut rein!

Posted by Arbeiter-Samariter-Bund on Thursday, February 25, 2016
  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.