sicnot

Perfil

Mundo

Vídeo sexy sobre primeiros socorros gera polémica na Alemanha

Uma instituição de caridade alemã está a gerar polémica nas redes sociais, depois de ter publicado no Facebook um vídeo sobre primeiros socorros de cariz sexual.

No vídeo "First Aid Ladies" (As Senhoras dos Primeiros Socorros), as modelos mostram como fazer respiração boca-a-boca, como usar um desfibrilhador, como fazer reanimação cardiorrespiratória -vestidas com roupa provocante e ao som da música pop, como a de Taylor Swift "Shake it Off".

A instituição - Worker's Samaritan Federation - publicou o vídeo na sua página de Facebook na semana passada. Desde então, já teve mais de 4 milhões de likes.

"Muito poucas pessoas na Alemanha sabem prestar os primeiros socorros. Queremos solucionar isso e criámos uma nova forma de espalhar a mensagem para salvar vidas", responde a instituição às críticas de que tem sido alvo.

Entre apoiantes e detratores da iniciativa, são muitos os comentários no Facebook.

"Isto é tão sexista que primeiro pensei que era uma piada de mau gosto. Mas não é. Em 2016, devia saber-se a diferença entre emancipação, sexy e sexismo", escreveu Anita Posch.

First Aid Ladies zeigen, wie sexy Erste Hilfe sein kann

In Deutschland leisten vergleichsweise wenige Menschen Erste Hilfe. Dem wollen wir abhelfen und haben einen ganz neuen Weg gewählt, um lebensrettende Botschaften möglichst weit zu verbreiten. Die "First Aid Ladies" zeigen euch, wie ihr im Fall der Fälle helfen könnt. Schaut rein!

Posted by Arbeiter-Samariter-Bund on Thursday, February 25, 2016
  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.