sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Três astronautas da Estação Espacial Internacional, incluindo o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko, que passaram quase um ano no espaço, regressaram hoje à Terra. A aterragem aconteceu no Cazaquistão.

O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 04:27 (hora GMT), anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.

Kelly e Kornienko passaram 340 dias na Estação Espacial Internacional (EEI) para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve a bordo mais de cinco meses.

A missão de Scott Kelly teve como objetivo perceber as consequências para a saúde em passar muito tempo no espaço. Para comparar os efeitos, os cientistas analisaram também o irmão gémeo do astronauta que durante este ano foi acompanhado por médicos na terra.

Durante a missão, Scott partilhou o dia-a-dia nas redes sociais e é agora seguido por milhares de pessoas.

Com Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42