sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Três astronautas da Estação Espacial Internacional, incluindo o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko, que passaram quase um ano no espaço, regressaram hoje à Terra. A aterragem aconteceu no Cazaquistão.

O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 04:27 (hora GMT), anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.

Kelly e Kornienko passaram 340 dias na Estação Espacial Internacional (EEI) para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve a bordo mais de cinco meses.

A missão de Scott Kelly teve como objetivo perceber as consequências para a saúde em passar muito tempo no espaço. Para comparar os efeitos, os cientistas analisaram também o irmão gémeo do astronauta que durante este ano foi acompanhado por médicos na terra.

Durante a missão, Scott partilhou o dia-a-dia nas redes sociais e é agora seguido por milhares de pessoas.

Com Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC