sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Astronautas regressam à Terra após um ano no espaço

Três astronautas da Estação Espacial Internacional, incluindo o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko, que passaram quase um ano no espaço, regressaram hoje à Terra. A aterragem aconteceu no Cazaquistão.

O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 04:27 (hora GMT), anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.

Kelly e Kornienko passaram 340 dias na Estação Espacial Internacional (EEI) para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve a bordo mais de cinco meses.

A missão de Scott Kelly teve como objetivo perceber as consequências para a saúde em passar muito tempo no espaço. Para comparar os efeitos, os cientistas analisaram também o irmão gémeo do astronauta que durante este ano foi acompanhado por médicos na terra.

Durante a missão, Scott partilhou o dia-a-dia nas redes sociais e é agora seguido por milhares de pessoas.

Com Lusa

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.