sicnot

Perfil

Mundo

"El Chapo" quer extradição rápida para os EUA porque diz que é maltratado na prisão

O narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman pediu à sua defesa para acelerar a sua extradição para os Estados Unidos porque estará a ser maltratado numa prisão de segurança máxima, disse hoje o seu advogado.

© Henry Romero / Reuters

Guzman, que foi recapturado a 08 de janeiro depois de ter fugido de uma cela através de um túnel, fez o pedido num "ato de desespero", indicou o advogado Jose Refugio Rodriguez numa entrevista radiofonia.

Rodriguez disse que o processo de extradição necessitará no mínimo de três meses para se concluir e que os advogados de defesa terão de o discutir com as autoridades norte-americanas.

"Tentem que eu seja extraditado o mais rapidamente possível", terá dito o líder do cartel de Sinaloa na terça-feira a Rodriguez.

Guzman, de 58 anos, têm-se queixado de que os guardas da prisão de Altiplano, a cerca de 90 quilómetros a oeste da Cidade do México, estão sempre a acordá-lo.

"Não deixar alguém dormir é um ato de tortura", disse o advogado. "Vi um homem desesperado, um homem abatido. Estava muito desanimado e em mau estado de saúde", adiantou.

As autoridades mexicanas negam que Guzman esteja a ser maltratado. As medidas de segurança foram intensificadas em Altiplano após a fuga de Guzman em julho, que embaraçou a administração de Enrique Pena Nieto.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02