sicnot

Perfil

Mundo

"El Chapo" quer extradição rápida para os EUA porque diz que é maltratado na prisão

O narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman pediu à sua defesa para acelerar a sua extradição para os Estados Unidos porque estará a ser maltratado numa prisão de segurança máxima, disse hoje o seu advogado.

© Henry Romero / Reuters

Guzman, que foi recapturado a 08 de janeiro depois de ter fugido de uma cela através de um túnel, fez o pedido num "ato de desespero", indicou o advogado Jose Refugio Rodriguez numa entrevista radiofonia.

Rodriguez disse que o processo de extradição necessitará no mínimo de três meses para se concluir e que os advogados de defesa terão de o discutir com as autoridades norte-americanas.

"Tentem que eu seja extraditado o mais rapidamente possível", terá dito o líder do cartel de Sinaloa na terça-feira a Rodriguez.

Guzman, de 58 anos, têm-se queixado de que os guardas da prisão de Altiplano, a cerca de 90 quilómetros a oeste da Cidade do México, estão sempre a acordá-lo.

"Não deixar alguém dormir é um ato de tortura", disse o advogado. "Vi um homem desesperado, um homem abatido. Estava muito desanimado e em mau estado de saúde", adiantou.

As autoridades mexicanas negam que Guzman esteja a ser maltratado. As medidas de segurança foram intensificadas em Altiplano após a fuga de Guzman em julho, que embaraçou a administração de Enrique Pena Nieto.

Lusa

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.