sicnot

Perfil

Mundo

Líder norte-coreano visita fábrica relacionada com programa de mísseis

A imprensa norte-coreana mostrou hoje o líder do país, Kim Jong-un, a inspecionar uma fábrica que analistas consideram que produz peças relacionadas com o alegado programa de mísseis da Coreia do Norte.

© KCNA KCNA / Reuters

Kim Jong-un "deu valiosas instruções" aos trabalhadores da fábrica Thaesong em Pyongyang e "tomou as medidas necessárias para a modernização" das instalações, divulgou a agência de notícias norte-coreana KCNA.

O objetivo da visita, segundo a KCNA, foi "estabelecer, mediante a modernização da fábrica, um novo ponto de partida para o desenvolvimento da indústria de construção da maquinaria do país".

Embora a imprensa estatal não tenha feito menção ao setor militar, analistas na vizinha Coreia do Sul acreditam que esta fábrica produz peças relacionadas com o alegado programa de mísseis da Coreia do Norte.

Assim, consideram significativo que Kim Jong-un tenha visitado esta fábrica precisamente antes de os membros do Conselho de Segurança da ONU votarem novas sanções económicas ao regime norte-coreano.

As sanções visam punir as ambições nucleares e de mísseis de Pyongyang, depois de o Estado norte-coreano ter realizado, em janeiro e fevereiro, o seu quarto teste nuclear e o lançamento para o espaço de um foguete de longo alcance. Esta última ação é considerada pela comunidade internacional como um teste de mísseis encoberto que viola anteriores resoluções da ONU.

As novas sanções da ONU juntam-se a outras já impostas de forma unilateral pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11