sicnot

Perfil

Mundo

Obama em jogo de basebol na sua visita histórica a Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assistir a um jogo de basebol no final do mês em Cuba, durante a sua visita histórica à ilha, anunciou na terça-feira a Casa Branca.

© Kevin Lamarque / Reuters

Obama, que estará em Cuba a 21 e 22 de março, vai assistir em Havana a uma partida disputada pelos Tampa Bay Rays e pela equipa nacional cubana.

A equipa norte-americana será a primeira da liga de basebol norte-americana (MLB, na sigla em inglês) a jogar em Cuba desde 1999.

"Neste período de mudanças históricas, queremos destacar o papel construtivo da nossa paixão comum pelo jogo", sublinhou Robert Manfred, responsável da MLB.

A última visita de um presidente norte-americano em exercício a Cuba remonta a 1928, realizada por Calvin Coolidge.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americanos e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • 10 Minutos com Ana Catarina Mendes
    10:28

    10 Minutos

    A secretária geral adjunta do PS diz que não percebe porque é que o PSD levou tanto tempo a escolher o candidato à Câmara de Lisboa. Em entrevista no 10 Minutos da SIC Noticias, Ana Catarina Mendes considerou ainda que Pedro Passos Coelho não tem estado à altura de um líder da oposição. Quanto às legislativas, entende que o PS deve concorrer sozinho às eleições.

    Entrevista na íntegra

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.