sicnot

Perfil

Mundo

Obama em jogo de basebol na sua visita histórica a Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assistir a um jogo de basebol no final do mês em Cuba, durante a sua visita histórica à ilha, anunciou na terça-feira a Casa Branca.

© Kevin Lamarque / Reuters

Obama, que estará em Cuba a 21 e 22 de março, vai assistir em Havana a uma partida disputada pelos Tampa Bay Rays e pela equipa nacional cubana.

A equipa norte-americana será a primeira da liga de basebol norte-americana (MLB, na sigla em inglês) a jogar em Cuba desde 1999.

"Neste período de mudanças históricas, queremos destacar o papel construtivo da nossa paixão comum pelo jogo", sublinhou Robert Manfred, responsável da MLB.

A última visita de um presidente norte-americano em exercício a Cuba remonta a 1928, realizada por Calvin Coolidge.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americanos e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13