sicnot

Perfil

Mundo

Obama em jogo de basebol na sua visita histórica a Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assistir a um jogo de basebol no final do mês em Cuba, durante a sua visita histórica à ilha, anunciou na terça-feira a Casa Branca.

© Kevin Lamarque / Reuters

Obama, que estará em Cuba a 21 e 22 de março, vai assistir em Havana a uma partida disputada pelos Tampa Bay Rays e pela equipa nacional cubana.

A equipa norte-americana será a primeira da liga de basebol norte-americana (MLB, na sigla em inglês) a jogar em Cuba desde 1999.

"Neste período de mudanças históricas, queremos destacar o papel construtivo da nossa paixão comum pelo jogo", sublinhou Robert Manfred, responsável da MLB.

A última visita de um presidente norte-americano em exercício a Cuba remonta a 1928, realizada por Calvin Coolidge.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americanos e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.