sicnot

Perfil

Mundo

Obama em jogo de basebol na sua visita histórica a Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assistir a um jogo de basebol no final do mês em Cuba, durante a sua visita histórica à ilha, anunciou na terça-feira a Casa Branca.

© Kevin Lamarque / Reuters

Obama, que estará em Cuba a 21 e 22 de março, vai assistir em Havana a uma partida disputada pelos Tampa Bay Rays e pela equipa nacional cubana.

A equipa norte-americana será a primeira da liga de basebol norte-americana (MLB, na sigla em inglês) a jogar em Cuba desde 1999.

"Neste período de mudanças históricas, queremos destacar o papel construtivo da nossa paixão comum pelo jogo", sublinhou Robert Manfred, responsável da MLB.

A última visita de um presidente norte-americano em exercício a Cuba remonta a 1928, realizada por Calvin Coolidge.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americanos e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Santana Lopes rejeita responsabilidades nas falhas do SIRESP
    1:21

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Sobre o relatório do SIRESP, António Vitorino diz que há neste momento um passa culpas entre entidades que só vai contribuir para aumentar o receio das populações perante os incêndios. Pedro Santana Lopes, que era primeiro-ministro quando foi assinado o contrato da rede de comunicações, diz que não sente responsabilidades e defende que o importante é perceber o que há de errado com o SIRESP.

  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29