sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono convida piratas informáticos para testes e recruta presidente da Alphabet

O Pentágono vai organizar um concurso de pirataria informática das suas redes e recrutou o presidente da Alphabet (Google) para o aconselhar em termos de inovação, anunciou hoje o Departamento de Defesa norte-americano.

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

© Jason Reed / Reuters

O Pentágono propôs a diversos especialistas hackers que tentem entrar em algumas das suas redes, para detetar eventuais falhas.

"Os participantes nestes concursos poderão ser recompensados financeiramente", indicou em comunicado o ministério da Defesa norte-americano.

No entanto a operação está reservada a "piratas" que aceitem submeter-se a uma verificação de segurança prévia, e não abrange as redes "críticas" em linha com as operações militares, precisou o Pentágono.

Os melhores hackers poderão ser recompensados financeiramente, precisou a mesma fonte.

O Departamento de Defesa anunciou ainda hoje que Eric Schmidt, presidente executivo da Alphabet (Google), vai assumir a direção de um comité de aconselhamento do Pentágono em termos de inovação tecnológica.

O comité com 12 membros deverá aconselhar o Pentágono sobre matérias "muito conhecidas entre as empresas de Silicon Valley", como a "rápida disponibilização de protótipos", o "financiamento gradual", "as análises complexas de dados", a "organização da partilha de informações".

O secretário de Estado da Defesa norte-americano Ashton Carter, considerado um entusiasta das tecnologias, efetua esta semana a sua terceira visita a Silicon Valley.

Carter já sublinhou por diversas vezes o seu desejo de reforçar a colaboração do Pentágono com a indústria de ponta, para que o exército norte-americano conserve a sua supremacia tecnológica.

Lusa

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.