sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono convida piratas informáticos para testes e recruta presidente da Alphabet

O Pentágono vai organizar um concurso de pirataria informática das suas redes e recrutou o presidente da Alphabet (Google) para o aconselhar em termos de inovação, anunciou hoje o Departamento de Defesa norte-americano.

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

© Jason Reed / Reuters

O Pentágono propôs a diversos especialistas hackers que tentem entrar em algumas das suas redes, para detetar eventuais falhas.

"Os participantes nestes concursos poderão ser recompensados financeiramente", indicou em comunicado o ministério da Defesa norte-americano.

No entanto a operação está reservada a "piratas" que aceitem submeter-se a uma verificação de segurança prévia, e não abrange as redes "críticas" em linha com as operações militares, precisou o Pentágono.

Os melhores hackers poderão ser recompensados financeiramente, precisou a mesma fonte.

O Departamento de Defesa anunciou ainda hoje que Eric Schmidt, presidente executivo da Alphabet (Google), vai assumir a direção de um comité de aconselhamento do Pentágono em termos de inovação tecnológica.

O comité com 12 membros deverá aconselhar o Pentágono sobre matérias "muito conhecidas entre as empresas de Silicon Valley", como a "rápida disponibilização de protótipos", o "financiamento gradual", "as análises complexas de dados", a "organização da partilha de informações".

O secretário de Estado da Defesa norte-americano Ashton Carter, considerado um entusiasta das tecnologias, efetua esta semana a sua terceira visita a Silicon Valley.

Carter já sublinhou por diversas vezes o seu desejo de reforçar a colaboração do Pentágono com a indústria de ponta, para que o exército norte-americano conserve a sua supremacia tecnológica.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.