sicnot

Perfil

Mundo

Coligação no poder na Irlanda vence sem maioria

A coligação no poder na Irlanda, composta pelo Fine Gael (centro direita) e pelo Labour (partido trabalhista), venceu as eleições legislativas, mas não conseguiu manter a maioria no parlamento, segundo os resultados finais divulgados hoje.

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

O Fine Gael do primeiro-ministro, Enda Kenny, obteve 50 dos 158 assentos no Parlamento, contra 76 na eleição anterior, em 2011. O Partido Trabalhista, o outro partido da coligação no governo conseguiu apenas sete, depois de na última eleição ter obtido 37.

O segundo partido com mais assentos no parlamento irlandês foi o Fianna Fail (centro-direita), com 44, enquanto o partido anti austeridade Sinn Fein (esquerda nacionalista) contabilizou 23.

As legislativas de 26 de fevereiro foram as primeiras eleições gerais na Irlanda desde o fim do programa de ajustamento associado ao resgate de 85 mil milhões de euros, em 2013.

O país, de 4,6 milhões habitantes, registou a maior taxa de crescimento económico na União Europeia nos primeiros nove meses do ano passado: 7%.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47