sicnot

Perfil

Mundo

Coligação no poder na Irlanda vence sem maioria

A coligação no poder na Irlanda, composta pelo Fine Gael (centro direita) e pelo Labour (partido trabalhista), venceu as eleições legislativas, mas não conseguiu manter a maioria no parlamento, segundo os resultados finais divulgados hoje.

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

O Fine Gael do primeiro-ministro, Enda Kenny, obteve 50 dos 158 assentos no Parlamento, contra 76 na eleição anterior, em 2011. O Partido Trabalhista, o outro partido da coligação no governo conseguiu apenas sete, depois de na última eleição ter obtido 37.

O segundo partido com mais assentos no parlamento irlandês foi o Fianna Fail (centro-direita), com 44, enquanto o partido anti austeridade Sinn Fein (esquerda nacionalista) contabilizou 23.

As legislativas de 26 de fevereiro foram as primeiras eleições gerais na Irlanda desde o fim do programa de ajustamento associado ao resgate de 85 mil milhões de euros, em 2013.

O país, de 4,6 milhões habitantes, registou a maior taxa de crescimento económico na União Europeia nos primeiros nove meses do ano passado: 7%.

Lusa

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31