sicnot

Perfil

Mundo

Editora de jornal chinês despedida após alegada crítica ao Presidente

Uma editora de um dos jornais mais prestigiados da China, o Southern Metropolis Daily, foi despedida devido a uma primeira página em que alegadamente critica a censura promovida pelo Presidente chinês à imprensa do país.

© Damir Sagolj / Reuters

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post (SCMP), Liu Yuxia e o seu superior, o editor-chefe Wang Haijun, foram "punidos severamente", na sequência da edição daquele jornal de 20 de fevereiro.

Na primeira página da publicação, Liu cita uma frase do Presidente chinês, Xi Jinping, durante a sua visita à sede da televisão estatal CCTV, em que apela à lealdade dos meios de comunicação oficiais para com o Partido Comunista da China.

Em baixo, uma outra notícia dava conta do funeral de um histórico líder do regime chinês.

As duas informações não teriam aparente relação entre si, mas ambos os títulos combinados formavam a frase: "Os meios oficiais do Partido lançaram as suas almas ao mar".

A composição terá sido vista como uma crítica velada ao controlo que o Presidente chinês exerce sob os órgãos de comunicação social, destaca o SCMP.

O afastamento de Liu, que nos últimos três anos foi responsável pela elaboração das primeiras páginas do jornal, foi lamentado pelos seus companheiros de redação, que a descreveram como "um dos melhores editores do diário".

Citado pelo SCMP, o analista Zhang Lifan assinalou que o despedimento recorda as "campanhas contra os 'slogans' contrarrevolucionários", durante a Revolução Cultural (1966-76).

Zhang afirmou que a crescente pressão exercida por Pequim sobre os jornalistas está a forçar muitos profissionais a abandonar a carreira.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.