sicnot

Perfil

Mundo

Londres doa 20 ME para fundo de apoio a migrantes de Calais

A ajuda financeira britânica a França, no âmbito da crise de migrantes em Calais, "será aumentada em 20 milhões [de euros] suplementares", declarou hoje o secretário de Estado francês para os assuntos europeus, Harlem Désir.

Calais, França (Arquivo)

Calais, França (Arquivo)

© Pascal Rossignol / Reuters

A contribuição britânica para a gestão da crise é atualmente "de mais de 60 milhões (...). Haverá 20 milhões [de euros] suplementares", anunciou Désir à rádio RFI.

Esta assistência é destinada a ajudar a "manter a segurança na zona de acesso ao túnel e na zona do porto de Calais", bem como à "luta contra as redes de tráfico" de pessoas e para o financiamento de centros de acolhimento de migrantes em França.

Este anúncio surgiu horas antes de um encontro entre o Presidente francês François Hollande e o primeiro-ministro britânico David Cameron na cidade de Amiens, onde a crise de Calais estará no topo da agenda.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.