sicnot

Perfil

Mundo

Paris e Londres vão investir mais de 2 mil milhões em drones de combate

A França e o Reino Unido vão investir "mais de dois mil milhões de euros" num programa comum de fabrico de "drones" (veículos aéreos não tripulados) de combate, segundo uma declaração assinada hoje numa cimeira franco-britânica em Amiens (França).

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Trata-se da primeira vez que Paris e Londres indicam o seu compromisso financeiro total no projeto, cujas bases foram lançadas numa cimeira em 2014.

Segundo a declaração comum, assinada na presença do presidente francês, François Hollande, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron, o programa é "o mais avançado na Europa" e prevê uma "avaliação técnica em 2020", devendo os 'drones' estar operacionais em 2030.

O "drone" em causa poderá realizar missões de observação e de vigilância, identificar alvos e realizar ataques, de acordo com o Ministério da Defesa britânico.

O Reino Unido já dispõe de 'drones' armados com mísseis, comprados aos Estados Unidos. A França apenas possui 'drones' para observação, sem armas.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim