sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de comerciantes fecharam lojas por temerem saques no centro de Caracas

Dezenas de comerciantes do centro de Caracas, encerraram hoje as portas dos estabelecimentos por receio de eventuais saques, depois de um grupo de cidadãos ter tentado saquear bens alimentares no popular Mercado de Quinta Crespo.

© Marco Bello / Reuters

Segundo diversas testemunhas, a situação aconteceu durante a manhã, quando chegaram vários camiões da Empresa Polar, o mais importante produtor e distribuidor privado do país, com produtos do cabaz básico alimentar.

Algumas rádios noticiaram que as portas do mercado foram encerradas e efetivos da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) foram desdobrados no local para evitar novos casos de saques.

Por outro lado, vários cidadãos divulgaram através da rede social Twitter que na mesma localidade um alegado criminoso foi apunhalado três vezes por um homem a quem teria tentado roubar.

O ataque foi feito na via pública e os dois homens foram detidos pela polícia.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos sobre as dificuldades para conseguir produtos básicos como arroz, massa, farinha de trigo e de milho, café, açúcar, margarina, maionese ou leite em pó. Também tem havido falta de papel higiénico e outros produtos de higiene pessoal, entre outros.

Nas últimas semanas intensificaram-se as já tradicionais filas junto dos supermercados à procura de produtos que escasseiam no mercado local.

Estas filas, que os jornalistas estão proibidos de fotografar, estão a ser controladas pela Guarda Nacional, que por vezes efetua disparos para o ar para dispersar a população e impedir situações de violência.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.