sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de comerciantes fecharam lojas por temerem saques no centro de Caracas

Dezenas de comerciantes do centro de Caracas, encerraram hoje as portas dos estabelecimentos por receio de eventuais saques, depois de um grupo de cidadãos ter tentado saquear bens alimentares no popular Mercado de Quinta Crespo.

© Marco Bello / Reuters

Segundo diversas testemunhas, a situação aconteceu durante a manhã, quando chegaram vários camiões da Empresa Polar, o mais importante produtor e distribuidor privado do país, com produtos do cabaz básico alimentar.

Algumas rádios noticiaram que as portas do mercado foram encerradas e efetivos da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) foram desdobrados no local para evitar novos casos de saques.

Por outro lado, vários cidadãos divulgaram através da rede social Twitter que na mesma localidade um alegado criminoso foi apunhalado três vezes por um homem a quem teria tentado roubar.

O ataque foi feito na via pública e os dois homens foram detidos pela polícia.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos sobre as dificuldades para conseguir produtos básicos como arroz, massa, farinha de trigo e de milho, café, açúcar, margarina, maionese ou leite em pó. Também tem havido falta de papel higiénico e outros produtos de higiene pessoal, entre outros.

Nas últimas semanas intensificaram-se as já tradicionais filas junto dos supermercados à procura de produtos que escasseiam no mercado local.

Estas filas, que os jornalistas estão proibidos de fotografar, estão a ser controladas pela Guarda Nacional, que por vezes efetua disparos para o ar para dispersar a população e impedir situações de violência.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.