sicnot

Perfil

Mundo

Justiça francesa investiga cardeal por encobrimento de abusos sexuais

A justiça francesa abriu hoje um inquérito contra responsáveis da igreja católica em França, incluindo um cardeal, por não terem alegadamente denunciado abusos sexuais a menores cometidos entre 1986 e 1991.

© Philippe Wojazer / Reuters

Os responsáveis religiosos são acusados do encobrimento dos abusos sexuais e "de colocarem em perigo a vida de outros" após um padre ter sido indiciado por abusos sexuais a menores que pertenciam a um agrupamento de escuteiros, segundo uma fonte judicial, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

O inquérito foi aberto na sequência dos relatos das vítimas do padre e envolve vários responsáveis da diocese de Lyon (centro-leste de França), incluindo o cardeal Philippe Barbarin. As vítimas acusam o cardeal de não ter denunciado à justiça o comportamento do religioso.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.