sicnot

Perfil

Mundo

Justiça francesa investiga cardeal por encobrimento de abusos sexuais

A justiça francesa abriu hoje um inquérito contra responsáveis da igreja católica em França, incluindo um cardeal, por não terem alegadamente denunciado abusos sexuais a menores cometidos entre 1986 e 1991.

© Philippe Wojazer / Reuters

Os responsáveis religiosos são acusados do encobrimento dos abusos sexuais e "de colocarem em perigo a vida de outros" após um padre ter sido indiciado por abusos sexuais a menores que pertenciam a um agrupamento de escuteiros, segundo uma fonte judicial, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

O inquérito foi aberto na sequência dos relatos das vítimas do padre e envolve vários responsáveis da diocese de Lyon (centro-leste de França), incluindo o cardeal Philippe Barbarin. As vítimas acusam o cardeal de não ter denunciado à justiça o comportamento do religioso.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.