sicnot

Perfil

Mundo

Lula da Silva na sede do PT após prestar depoimento

O depoimento do ex-Presidente brasileiro dado à Polícia Federal do Brasil no Aeroporto de Congonhas terminou por volta das 11:40 (14:40 em Lisboa) e Luiz Inácio "Lula" da Silva deslocou-se depois para a sede do seu partido.

© Ricardo Moraes / Reuters

Lula é investigado pela Operação Lava Jato, que apura a suposta obtenção de favores, doações e o pagamento de serviços de palestras que somam 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), alegadamente pagos por seis empresas ligadas ao escândalo de corrupção na petrolífera Petrobras entre 2011 e 2014.

Segundo disse à Agência Brasil o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), as declarações de Lula foram prestadas a dois procuradores na presença de três advogados, entre eles Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.

O deputado disse que foram abordados diversos assuntos, como as palestras que o ex-presidente deu após deixar o Palácio do Planalto e a ligação com uma quinta em Atibaia.

A relação de Lula com um apartamento no Guarujá, no litoral de São Paulo, e os bens que recebeu nos dois mandatos como Presidente, que devem ser mantidos como acervo histórico, também foram tema das perguntas dos investigadores.

O ex-Presidente terá respondido a todos os questionamentos e protestado apenas contra o mandado de condução coerciva expedido contra si.

"Ele registrou que já atendeu a inúmeras intimações da Polícia Federal e do Ministério Público, que passam de dez, e, portanto, não precisava dessa violência", contou Teixeira.

De manhã, diretores do Partido dos Trabalhadores (PT) convocaram uma reunião de emergência para discutir reações à 24.ª fase Operação Lava Jato, que teve como alvo o ex-Presidente do Brasil.

O partido também critou na sua conta oficial na rede social Twitter a 'hashtag' #lulapresopolitico não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!".

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.