sicnot

Perfil

Mundo

Lula da Silva na sede do PT após prestar depoimento

O depoimento do ex-Presidente brasileiro dado à Polícia Federal do Brasil no Aeroporto de Congonhas terminou por volta das 11:40 (14:40 em Lisboa) e Luiz Inácio "Lula" da Silva deslocou-se depois para a sede do seu partido.

© Ricardo Moraes / Reuters

Lula é investigado pela Operação Lava Jato, que apura a suposta obtenção de favores, doações e o pagamento de serviços de palestras que somam 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), alegadamente pagos por seis empresas ligadas ao escândalo de corrupção na petrolífera Petrobras entre 2011 e 2014.

Segundo disse à Agência Brasil o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), as declarações de Lula foram prestadas a dois procuradores na presença de três advogados, entre eles Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.

O deputado disse que foram abordados diversos assuntos, como as palestras que o ex-presidente deu após deixar o Palácio do Planalto e a ligação com uma quinta em Atibaia.

A relação de Lula com um apartamento no Guarujá, no litoral de São Paulo, e os bens que recebeu nos dois mandatos como Presidente, que devem ser mantidos como acervo histórico, também foram tema das perguntas dos investigadores.

O ex-Presidente terá respondido a todos os questionamentos e protestado apenas contra o mandado de condução coerciva expedido contra si.

"Ele registrou que já atendeu a inúmeras intimações da Polícia Federal e do Ministério Público, que passam de dez, e, portanto, não precisava dessa violência", contou Teixeira.

De manhã, diretores do Partido dos Trabalhadores (PT) convocaram uma reunião de emergência para discutir reações à 24.ª fase Operação Lava Jato, que teve como alvo o ex-Presidente do Brasil.

O partido também critou na sua conta oficial na rede social Twitter a 'hashtag' #lulapresopolitico não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!".

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC