sicnot

Perfil

Mundo

Oposição venezuelana em "sessão permanente" para afastar Nicolás Maduro

A aliança da oposição venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) anunciou hoje que se declarava em "sessão permanente" para escolher uma estratégia que afaste o Presidente Nicolás Maduro do poder e iniciar uma campanha nacional para a demissão dele.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"A alternativa democrática se declara em sessão permanente para escolher uma estratégia que permita desalojar (Nicolas) Maduro de Miraflores (palácio presidencial), que permita recuperar a democracia venezuelana, onde todos ganhemos", disse aos jornalistas o secretário executivo da MUD.

Por outro lado, segundo Jesus Chuo Torrealba, a MUD iniciará uma campanha nacional para exigir a demissão do Chefe de Estado, que a concretizar-se "beneficiará até o Partido Socialista Unido da Venezuela", formação partidária que suporta o governo e na qual a oposição alega existir vozes inconformadas com as políticas de Nicolás Maduro.

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição tem a maioria, tinha anunciado que divulgaria hoje a estratégia para afastar Nicolás Maduro da Presidência, o que ainda não aconteceu, estando o debate centrado na recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça de limitar os poderes do parlamento.

No entanto, segundo o deputado da oposição Américo de Grazia, a MUD vai proceder, simultaneamente, a um pedido de revisão da Constituição, para reduzir de seis para quatro anos o mandado presidencial e para convocar um referendo revogatório do mandato presidencial e exigir a demissão do chefe de Estado.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.