sicnot

Perfil

Mundo

Oposição venezuelana em "sessão permanente" para afastar Nicolás Maduro

A aliança da oposição venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) anunciou hoje que se declarava em "sessão permanente" para escolher uma estratégia que afaste o Presidente Nicolás Maduro do poder e iniciar uma campanha nacional para a demissão dele.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"A alternativa democrática se declara em sessão permanente para escolher uma estratégia que permita desalojar (Nicolas) Maduro de Miraflores (palácio presidencial), que permita recuperar a democracia venezuelana, onde todos ganhemos", disse aos jornalistas o secretário executivo da MUD.

Por outro lado, segundo Jesus Chuo Torrealba, a MUD iniciará uma campanha nacional para exigir a demissão do Chefe de Estado, que a concretizar-se "beneficiará até o Partido Socialista Unido da Venezuela", formação partidária que suporta o governo e na qual a oposição alega existir vozes inconformadas com as políticas de Nicolás Maduro.

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição tem a maioria, tinha anunciado que divulgaria hoje a estratégia para afastar Nicolás Maduro da Presidência, o que ainda não aconteceu, estando o debate centrado na recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça de limitar os poderes do parlamento.

No entanto, segundo o deputado da oposição Américo de Grazia, a MUD vai proceder, simultaneamente, a um pedido de revisão da Constituição, para reduzir de seis para quatro anos o mandado presidencial e para convocar um referendo revogatório do mandato presidencial e exigir a demissão do chefe de Estado.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.