sicnot

Perfil

Mundo

EUA exigem "ação imediata" contra abusos sexuais perpetrados por capacetes azuis

O Governo norte-americano exigiu hoje uma "ação imediata e efetiva", depois de a ONU ter anunciado que em 2015 recebeu 69 queixas de abuso sexual perpetrado por capacetes azuis de 21 países.

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

"Aqueles atos indignos são persistentes e generalizados e requerem uma ação imediata e eficaz", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em conferência de imprensa.

Kirby qualificou como "preocupante" o relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, divulgado hoje, que refere que em 2015 existiram 99 denúncias de abusos sexuais contra funcionários das Nações Unidas.

Das 99 denúncias, 30 foram feitas contra funcionários das agências da ONU e 69 contra capacetes azuis.

"Apesar de o secretário-geral da ONU ter dado passos importantes para a responsabilização de quem cometeu aqueles crimes, falta muito por fazer tanto pelos líderes das Nações Unidas, como pelos países que contribuem com tropas e polícias", afirmou.

"Para dizer de maneira franca e clara, é absolutamente inaceitável explorar e abusar de pessoas vulneráveis que a ONU deve proteger e ajudar", concluiu.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47