sicnot

Perfil

Mundo

EUA exigem "ação imediata" contra abusos sexuais perpetrados por capacetes azuis

O Governo norte-americano exigiu hoje uma "ação imediata e efetiva", depois de a ONU ter anunciado que em 2015 recebeu 69 queixas de abuso sexual perpetrado por capacetes azuis de 21 países.

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

"Aqueles atos indignos são persistentes e generalizados e requerem uma ação imediata e eficaz", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em conferência de imprensa.

Kirby qualificou como "preocupante" o relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, divulgado hoje, que refere que em 2015 existiram 99 denúncias de abusos sexuais contra funcionários das Nações Unidas.

Das 99 denúncias, 30 foram feitas contra funcionários das agências da ONU e 69 contra capacetes azuis.

"Apesar de o secretário-geral da ONU ter dado passos importantes para a responsabilização de quem cometeu aqueles crimes, falta muito por fazer tanto pelos líderes das Nações Unidas, como pelos países que contribuem com tropas e polícias", afirmou.

"Para dizer de maneira franca e clara, é absolutamente inaceitável explorar e abusar de pessoas vulneráveis que a ONU deve proteger e ajudar", concluiu.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.