sicnot

Perfil

Mundo

EUA exigem "ação imediata" contra abusos sexuais perpetrados por capacetes azuis

O Governo norte-americano exigiu hoje uma "ação imediata e efetiva", depois de a ONU ter anunciado que em 2015 recebeu 69 queixas de abuso sexual perpetrado por capacetes azuis de 21 países.

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

"Aqueles atos indignos são persistentes e generalizados e requerem uma ação imediata e eficaz", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em conferência de imprensa.

Kirby qualificou como "preocupante" o relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, divulgado hoje, que refere que em 2015 existiram 99 denúncias de abusos sexuais contra funcionários das Nações Unidas.

Das 99 denúncias, 30 foram feitas contra funcionários das agências da ONU e 69 contra capacetes azuis.

"Apesar de o secretário-geral da ONU ter dado passos importantes para a responsabilização de quem cometeu aqueles crimes, falta muito por fazer tanto pelos líderes das Nações Unidas, como pelos países que contribuem com tropas e polícias", afirmou.

"Para dizer de maneira franca e clara, é absolutamente inaceitável explorar e abusar de pessoas vulneráveis que a ONU deve proteger e ajudar", concluiu.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.