sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Brasil visita Lula da Silva em casa

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente a ser investigado no maior caso de corrupção no Brasil, o caso Petrobras, recebeu hoje o apoio pessoal da sucessora no cargo, Dilma Rousseff.

Andre Penner

Rousseff visitou Lula no apartamento de São Bernardo do Campo, município da região metropolitana de São Paulo e onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores (PT, no poder) se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o líder político.

A chefe de Estado, que devia passar o fim de semana, sem compromissos oficiais, na sua residência particular em Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, fez uma escala em São Paulo para visitar Lula.

Os dois dirigentes saudaram os militantes a partir da varanda do apartamento. Antes de receber Dilma Rousseff, Lula saiu e cumprimentou os apoiantes que gritavam: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Lula da Silva, um dos fundadores do PT e ex-presidente do Brasil, entre 2003 e 2010, foi ouvido na sexta-feira pela polícia federal brasileira sobre o suposto envolvimento no escândalo de desvio de fundos da empresa petrolífera Petrobras.

Após o interrogatório, Lula da Silva denunciou o que considera ser uma "perseguição" e declarou-se "inocente" das acusações de branqueamento de capitais e de enriquecimento ilícito, assegurando que os opositores terão de derrotá-lo politicamente "mas nas ruas".

Dilma Rousseff enfrenta a possível abertura de um processo judicial com vista à sua destituição do cargo, possibilidade que tem vindo a ganhar cada vez maior força com o surgimento de escândalos de corrupção no Governo do PT e de políticos próximos.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC