sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Brasil visita Lula da Silva em casa

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente a ser investigado no maior caso de corrupção no Brasil, o caso Petrobras, recebeu hoje o apoio pessoal da sucessora no cargo, Dilma Rousseff.

Andre Penner

Rousseff visitou Lula no apartamento de São Bernardo do Campo, município da região metropolitana de São Paulo e onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores (PT, no poder) se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o líder político.

A chefe de Estado, que devia passar o fim de semana, sem compromissos oficiais, na sua residência particular em Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, fez uma escala em São Paulo para visitar Lula.

Os dois dirigentes saudaram os militantes a partir da varanda do apartamento. Antes de receber Dilma Rousseff, Lula saiu e cumprimentou os apoiantes que gritavam: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Lula da Silva, um dos fundadores do PT e ex-presidente do Brasil, entre 2003 e 2010, foi ouvido na sexta-feira pela polícia federal brasileira sobre o suposto envolvimento no escândalo de desvio de fundos da empresa petrolífera Petrobras.

Após o interrogatório, Lula da Silva denunciou o que considera ser uma "perseguição" e declarou-se "inocente" das acusações de branqueamento de capitais e de enriquecimento ilícito, assegurando que os opositores terão de derrotá-lo politicamente "mas nas ruas".

Dilma Rousseff enfrenta a possível abertura de um processo judicial com vista à sua destituição do cargo, possibilidade que tem vindo a ganhar cada vez maior força com o surgimento de escândalos de corrupção no Governo do PT e de políticos próximos.

Lusa

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Romelu Lukaku: força, potência e intensidade

    Mundial 2018 / Bélgica

    O avançado Romelu Lukaku foi eleito o Homem do Jogo entre Bélgica e Panamá. Num registo ofensivo em que a força e a potência são pilares para o sucesso junto às redes adversárias, Lukaku representa uma ameaça temível para qualquer defesa. Aos 25 anos, o ponta de lança que José Mourinho foi buscar ao Everton para dar outra intensidade ao ataque do Manchester United vive o melhor momento da carreira. Para já, assume-se como um candidato de respeito na corrida à Bota de Ouro deste Mundial.

  • Andreas Granqvist: o homem que destronou Ibrahimović

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de marcar o penálti que garantiu a vitória da Suécia frente à República da Coreia, Andreas Granqvist conquistou o título de homem do jogo. O capitão da equipa sueca foi também o vencedor da Bola de Ouro atribuída ao melhor futebolista sueco, em 2017, roubando o prémio ao carismático Ibrahimović, que já recebia a distinção há 10 anos consecutivos. Granqvist deu a vitória à Suécia e colocou a seleção escandinava no topo do grupo F, ao lado do México. Aos 32 anos, o defesa central é já um conhecedor dos relvados russos, já que alinha no FK Krasnodar.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Madonna esteve no Terreiro do Paço a ver o Brasil-Suíça
    0:15
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC