sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem indica que primeiro-ministro eslovaco cessante vence legislativas

O primeiro-ministro eslovaco cessante Robert Fico, conhecido pelas posições contra os migrantes, venceu hoje as eleições legislativas com 27,3% dos votos, perdendo a maioria absoluta no parlamento, indicou uma sondagem à boca das urnas.

© David W Cerny / Reuters

De acordo com a sondagem, realizada para a televisão privada Markiza, logo a seguir o partido social-democrata de Fico, Smer-SD, surgem os liberais do SaS (13,3%) e os conservadores do OLANO-NOVA (11,25).

Os nacionalistas do SNS, prováveis parceiros de coligação de Fico, como entre 2006 e 2010, encontram-se na quarta posição, com 8% dos votos, seguidos pelo partido próximo da minoria húngara, Most-Hid (7,3%).

A extrema-direita nacionalista LS-Nase Slovensko (Nossa Eslováquia) de Marian Kotleba entra no parlamento com 6,8%, bem como os centristas do Siet (Rede) de Radoslav Prochazka, com 6,7%, de acordo com a mesma sondagem.

Fico, no poder desde 2006, candidatou-se a um terceiro mandato, com uma campanha centrada na recusa de receber migrantes, mas as greves dos professores e enfermeiros reduziram o impacto da questão migratória.

No parlamento (Conselho Nacional Eslovaco) cessante, o Smer-SD tinha uma sólida maioria, com 83 deputados em 150.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.