sicnot

Perfil

Mundo

Daesh reivindica atentado suicida ao sul de Bagdade que fez 60 mortos

O Daesh já reivindicou o ataque suicida que hoje fez pelo menos 60 mortos e mais de 70 feridos a sul de Bagdade..

(Arquivo)

(Arquivo)

O atentado aconteceu num posto de controlo em Hilla. Um bombista suicida conduziu um camião carregado de explosivos até ao local, a 80 quilómetros a sul de Bagdade e depois detonou-os.

Este é o ataque mais grave do ano no Iraque. A explosão provocou danos em vários veículos, habitações e destruiu por completo o posto de controlo, onde normalmente se registam longas filas. Hilla é a capital da província de Babylon, uma região predominantemente xiita.

Reivindicação em comunicado

Num comunicado divulgado nas redes sociais, o Daesh afirma que um suicida, identificado como Abu Islam al-Ansari, fez explodir um camião armadilhado junto a um controlo rodoviário nos arredores da cidade de Hilla.

"Os Rafida (designação pejorativa dos muçulmanos xiitas) devem compreender que a batalha apenas começou e que o pior está para vir", refere o comunicado.

Organização extremista sunita, o Daesh tem realizado numerosos atentados contra os xiitas que considera hereges.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.