sicnot

Perfil

Mundo

Irão condena à morte empresário Babak Zanjani por corrupção

O empresário iraniano Babak Zanjani foi condenado à morte por corrupção, informou hoje o porta-voz da autoridade judiciária, Gholamhossein Mohseni-Ejeie, citado pela imprensa.

© Reuters Photographer / Reuter

Detido em dezembro de 2013, o milionário Babak Zanjani foi acusado de desviar 2,8 mil milhões de dólares em transações de petróleo ilegais, contornando as sanções internacionais que foram impostas ao Irão.

"O veredicto do julgamento de Babak Zanjani e de outros dois acusados foi pronunciado. Eles foram considerados culpados de corrupção [...] e condenados à morte", afirmou Mohseni-Ejeie.

Foram ainda condenados a ressarcir a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo e pagar uma multa equivalente a "um quarto do montante da lavagem de dinheiro", adiantou o porta-voz da autoridade judiciária.

Babal Zanjani pode recorrer do veredicto.

Com 41 anos, Babal Zanjani é um influente empresário, dono de muitas empresas, incluindo uma companhia aérea, que estão confiscadas.

A sua prisão ocorreu depois da ordem dada pelo Presidente iraniano, Hassan Rohani, ao seu Governo para lutar contra a "corrupção [...] em particular daqueles que tiram proveito das sanções económicas".

No julgamento que durou vários meses e foi realizado em público, um procedimento raro, o empresário explicou que, sob o Governo do ex-presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad, o Ministério do Petróleo pediu a sua ajuda para repatriar o dinheiro do petróleo vendido no exterior.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07