sicnot

Perfil

Mundo

Irão condena à morte empresário Babak Zanjani por corrupção

O empresário iraniano Babak Zanjani foi condenado à morte por corrupção, informou hoje o porta-voz da autoridade judiciária, Gholamhossein Mohseni-Ejeie, citado pela imprensa.

© Reuters Photographer / Reuter

Detido em dezembro de 2013, o milionário Babak Zanjani foi acusado de desviar 2,8 mil milhões de dólares em transações de petróleo ilegais, contornando as sanções internacionais que foram impostas ao Irão.

"O veredicto do julgamento de Babak Zanjani e de outros dois acusados foi pronunciado. Eles foram considerados culpados de corrupção [...] e condenados à morte", afirmou Mohseni-Ejeie.

Foram ainda condenados a ressarcir a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo e pagar uma multa equivalente a "um quarto do montante da lavagem de dinheiro", adiantou o porta-voz da autoridade judiciária.

Babal Zanjani pode recorrer do veredicto.

Com 41 anos, Babal Zanjani é um influente empresário, dono de muitas empresas, incluindo uma companhia aérea, que estão confiscadas.

A sua prisão ocorreu depois da ordem dada pelo Presidente iraniano, Hassan Rohani, ao seu Governo para lutar contra a "corrupção [...] em particular daqueles que tiram proveito das sanções económicas".

No julgamento que durou vários meses e foi realizado em público, um procedimento raro, o empresário explicou que, sob o Governo do ex-presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad, o Ministério do Petróleo pediu a sua ajuda para repatriar o dinheiro do petróleo vendido no exterior.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.