sicnot

Perfil

Mundo

Aumento do uso de contracetivos em África pode conter população global

O número de mulheres a usar contracetivos nos países em desenvolvimento cresceu exponencialmente. De tal forma, realçam as Nações Unidas, que a projeção sobre o crescimento da população nos próximos 15 anos pode ser reduzida em mil milhões de pessoas.

Reuters

Os dados das Nações Unidas mostram que mais do que nunca as mulheres estão a fazer planeamento familiar.

O ano passado, cerca de 64% das mulheres casadas ou a viver em união de facto, entre os 15 e os 49 anos, em países africanos, usavam métodos novos ou tradicionais de planeamento familiar. Nos anos 70, a taxa era de 36%.

A Udesa - Departamento para os Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas - prevê que nos próximos 15 anos aumente ainda mais o uso de contracetivos em África, a região com mais procura, mas também com menos acesso aos mesmos.

"Os dados mostram-nos que as mulheres com acesso ao planeamento familiar escolhem fazer planeamento familiar, resultando frequentemente em famílias mais pequenas, maiores realizações educacionais, crianças mais saudáveis e maior influência doméstica e nas comunidades", revela Jagdish Upadhyay, da ONU.

De acordo com a agência da ONU, a população mundial será de 8 mil milhões a 9 mil milhões de pessoas em 2030.

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.