sicnot

Perfil

Mundo

Aumento do uso de contracetivos em África pode conter população global

O número de mulheres a usar contracetivos nos países em desenvolvimento cresceu exponencialmente. De tal forma, realçam as Nações Unidas, que a projeção sobre o crescimento da população nos próximos 15 anos pode ser reduzida em mil milhões de pessoas.

Reuters

Os dados das Nações Unidas mostram que mais do que nunca as mulheres estão a fazer planeamento familiar.

O ano passado, cerca de 64% das mulheres casadas ou a viver em união de facto, entre os 15 e os 49 anos, em países africanos, usavam métodos novos ou tradicionais de planeamento familiar. Nos anos 70, a taxa era de 36%.

A Udesa - Departamento para os Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas - prevê que nos próximos 15 anos aumente ainda mais o uso de contracetivos em África, a região com mais procura, mas também com menos acesso aos mesmos.

"Os dados mostram-nos que as mulheres com acesso ao planeamento familiar escolhem fazer planeamento familiar, resultando frequentemente em famílias mais pequenas, maiores realizações educacionais, crianças mais saudáveis e maior influência doméstica e nas comunidades", revela Jagdish Upadhyay, da ONU.

De acordo com a agência da ONU, a população mundial será de 8 mil milhões a 9 mil milhões de pessoas em 2030.

  • "É mais um notável tiro no pé de Passos Coelho"
    4:04

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite, a polémica em torno de Pedro Passos Coelho, depois do presidente do PSD ter pedido desculpas por ter "usado informação não confirmada", ao falar na existência de suicídios, depois desmentidos, como consequência da falta de apoio psicológico na tragédia de Pedrógão Grande. Sousa Tavares considera que Passos Coelho deu "mais um tiro no pé" e defende que o líder da oposição "está notoriamente desgastado" e "caminha para uma tragédia eleitoral autárquica".

    Miguel Sousa Tavares

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.