sicnot

Perfil

Mundo

Brasil regista 9 denúncias por violência contra mulheres por hora

O Brasil registou perto de nove denúncias por violência contra mulheres por hora no ano passado, o que representa um aumento de 44,74 por cento face a 2014, segundo dados divulgados hoje pela Central de Atendimento à Mulher.

Arquivo Reuters

"Do total de atendimentos no ano passado, 10,23% (76.651) corresponderam a relatos de violência, dos quais 58,86% foram cometidos contra mulheres negras", lê-se num comunicado divulgado hoje, Dia Internacional da Mulher, pela entidade que recebe chamadas pelo número 180.

Entre os relatos, "50,16% corresponderam a violência física, 30,33% a violência psicológica, 7,25% a violência moral, 2,10% a violência patrimonial, 4,54% a violência sexual, 5,17% a prisões privadas e 0,46% a tráfico de pessoas, de acordo com a mesma fonte.

Em comparação com 2014, registou-se um aumento de 44,74% no número total de relatos de violência, de 325% de cárcere privado e de 129% nos casos reportados de violências sexuais.

No campo das denúncias de violência sexual, houve 2.731 relatos de violação, 530 de exploração sexual e 217 de assédio sexual no trabalho.

"O levantamento da dados constatou um aumento de 151% nos relatos de tráfico de pessoas, computando uma média de 29 casos por mês. Deste total, 64,96% foram de tráfico internacional e 35,04% de tráfico interno", segundo a mesma entidade.

No total, o número 180, que foi criado para dar informações sobre direitos femininos e apoio psicológico à mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre detenções privadas e tráfico de mulheres, recebeu 749.024 chamadas em 2015, o que corresponde a 85,5 por hora.

"Essa quantidade foi 54,40% superior ao número de 2014 (485.105)", lê-se no comunicado.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38