sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul acusa Norte de piratear telefones de altos funcionários

Os serviços secretos da Coreia do Sul acusaram hoje a Coreia do Norte de ter pirateado smartphones de dezenas de altos funcionários do governo de Seul.

Arquivo

Arquivo

© Kim Hong-Ji / Reuters

As revelações feitas pelo Serviço de Inteligência Nacional (NIS) surgem numa altura em que o governo sul-coreano procura fazer passar no parlamento uma lei contra o terrorismo cibernético que, de acordo com as vozes críticas, vai conferir à agência poderes de vigilância sem paralelo.

Em comunicado, o NIS diz que hackers norte-coreanos se apropriaram de listas de contactos, mensagens de texto e inclusive de conversações telefónicas entre finais de fevereiro e início de março, e ainda que os piratas informáticos enviaram mensagens de texto para os dispositivos das autoridades governamentais sul-coreanas com ligações a softwares maliciosos.

Também atacaram o servidor de uma grande empresa especializada em fornecer software seguro para o serviço bancário online, segundo o NIS, que realizou hoje uma reunião de emergência para definir medidas para reforçar a segurança cibernética.

"A Coreia do Norte tem preparado uma série de ataques contra o nosso ciberespaço" na sequência do seu teste nuclear de 06 de janeiro, refere o mesmo comunicado.

Só no ano passado, a Coreia do Norte contaminou aproximadamente 60 mil computadores na Coreia do Sul e no exterior, transformando-os em computadores zombie que podem ser usados como armas para ataques informáticos, de acordo com a NIS.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07