sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul acusa Norte de piratear telefones de altos funcionários

Os serviços secretos da Coreia do Sul acusaram hoje a Coreia do Norte de ter pirateado smartphones de dezenas de altos funcionários do governo de Seul.

Arquivo

Arquivo

© Kim Hong-Ji / Reuters

As revelações feitas pelo Serviço de Inteligência Nacional (NIS) surgem numa altura em que o governo sul-coreano procura fazer passar no parlamento uma lei contra o terrorismo cibernético que, de acordo com as vozes críticas, vai conferir à agência poderes de vigilância sem paralelo.

Em comunicado, o NIS diz que hackers norte-coreanos se apropriaram de listas de contactos, mensagens de texto e inclusive de conversações telefónicas entre finais de fevereiro e início de março, e ainda que os piratas informáticos enviaram mensagens de texto para os dispositivos das autoridades governamentais sul-coreanas com ligações a softwares maliciosos.

Também atacaram o servidor de uma grande empresa especializada em fornecer software seguro para o serviço bancário online, segundo o NIS, que realizou hoje uma reunião de emergência para definir medidas para reforçar a segurança cibernética.

"A Coreia do Norte tem preparado uma série de ataques contra o nosso ciberespaço" na sequência do seu teste nuclear de 06 de janeiro, refere o mesmo comunicado.

Só no ano passado, a Coreia do Norte contaminou aproximadamente 60 mil computadores na Coreia do Sul e no exterior, transformando-os em computadores zombie que podem ser usados como armas para ataques informáticos, de acordo com a NIS.

Lusa

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.