sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul acusa Norte de piratear telefones de altos funcionários

Os serviços secretos da Coreia do Sul acusaram hoje a Coreia do Norte de ter pirateado smartphones de dezenas de altos funcionários do governo de Seul.

Arquivo

Arquivo

© Kim Hong-Ji / Reuters

As revelações feitas pelo Serviço de Inteligência Nacional (NIS) surgem numa altura em que o governo sul-coreano procura fazer passar no parlamento uma lei contra o terrorismo cibernético que, de acordo com as vozes críticas, vai conferir à agência poderes de vigilância sem paralelo.

Em comunicado, o NIS diz que hackers norte-coreanos se apropriaram de listas de contactos, mensagens de texto e inclusive de conversações telefónicas entre finais de fevereiro e início de março, e ainda que os piratas informáticos enviaram mensagens de texto para os dispositivos das autoridades governamentais sul-coreanas com ligações a softwares maliciosos.

Também atacaram o servidor de uma grande empresa especializada em fornecer software seguro para o serviço bancário online, segundo o NIS, que realizou hoje uma reunião de emergência para definir medidas para reforçar a segurança cibernética.

"A Coreia do Norte tem preparado uma série de ataques contra o nosso ciberespaço" na sequência do seu teste nuclear de 06 de janeiro, refere o mesmo comunicado.

Só no ano passado, a Coreia do Norte contaminou aproximadamente 60 mil computadores na Coreia do Sul e no exterior, transformando-os em computadores zombie que podem ser usados como armas para ataques informáticos, de acordo com a NIS.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim