sicnot

Perfil

Mundo

Gémeos vietnamitas não têm o mesmo pai

Um caso extremamente raro de gémeos com dois pais foi identificado no Vietname. Sim, leu bem. Estes gémeos têm mesmo pais diferentes.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kacper Pempel / Reuters

O professor Le Dinh Luong, presidente da Associação de Genética do Vietname, diz que o teste de DNA que fez no seu laboratório em Hanoi confirmou uma realidade que não é nada comum: gémeos que têm dois pais. Este é o primeiro caso conhecido no país e existem apenas sete anunciados no Mundo desde 2011.

Luong recusou-se a dar detalhes sobre o caso para respeitar a confidencialidade dos pacientes. Mas o jornal online "Dan Tri" noticiou que um homem de 34 anos da pronvíncia de Hoa Binh foi pressionado pela família a fazer testes de ADN, porque os gémeos não eram parecidos: um tem cabelo ondulado espesso e outro tem cabelo fino e liso. Os resultados do teste de DNA mostraram que a mulher é a mãe das duas crianças. Os gémeos, que têm agora dois anos, nasceram no mesmo dia e têm o mesmo sexo.

Luong afirma que uma situação de gémeos com dois pais pode acontecer se dois óvulos da mesma mãe forem fertilizados por esperma de dois homens diferentes durante um ou sete dias do início do processo de ovulação.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim