sicnot

Perfil

Mundo

Gémeos vietnamitas não têm o mesmo pai

Um caso extremamente raro de gémeos com dois pais foi identificado no Vietname. Sim, leu bem. Estes gémeos têm mesmo pais diferentes.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kacper Pempel / Reuters

O professor Le Dinh Luong, presidente da Associação de Genética do Vietname, diz que o teste de DNA que fez no seu laboratório em Hanoi confirmou uma realidade que não é nada comum: gémeos que têm dois pais. Este é o primeiro caso conhecido no país e existem apenas sete anunciados no Mundo desde 2011.

Luong recusou-se a dar detalhes sobre o caso para respeitar a confidencialidade dos pacientes. Mas o jornal online "Dan Tri" noticiou que um homem de 34 anos da pronvíncia de Hoa Binh foi pressionado pela família a fazer testes de ADN, porque os gémeos não eram parecidos: um tem cabelo ondulado espesso e outro tem cabelo fino e liso. Os resultados do teste de DNA mostraram que a mulher é a mãe das duas crianças. Os gémeos, que têm agora dois anos, nasceram no mesmo dia e têm o mesmo sexo.

Luong afirma que uma situação de gémeos com dois pais pode acontecer se dois óvulos da mesma mãe forem fertilizados por esperma de dois homens diferentes durante um ou sete dias do início do processo de ovulação.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51