sicnot

Perfil

Mundo

Justiça Federal do Brasil autoriza acesso a processos contra Lula da Silva

A Justiça Federal do Brasil autorizou esta quarta-feira que os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham acesso a dois processos da 24.ª fase da operação Lava Jato, que investiga os esquemas de corrupção na Petrobras.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A defesa de Lula confirmou à agência Lusa que conseguiu acesso aos processos, mas ainda não verificou se essa cópia está completa.

Os advogados também salientam que pediram ao juiz que informe se há outros processos ou incidentes tramitando na Vara que digam respeito ao ex-Presidente, mas esse pedido ainda não foi apreciado.

Em decisão divulgada hoje, o juiz Sérgio Moro, que lidera as investigações de corrupção na Petrobras, deferiu o acesso dos advogados do ex-Presidente brasileiro e informou que adotará o mesmo procedimento quando for solicitado por outros investigados.

Na última sexta-feira 29, Lula foi convocado como investigado pela Polícia Federal para explicar o recebimento de favores e o montante de 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), destinados a duas empresas dele por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.

Além de doações ao Instituto Lula e valores pagos ao ex-Presidente por palestras, os promotores disseram que estão a investigar se reformas em imóveis usados pelo político, uma quinta na cidade de Atibaia e um tríplex na cidade do Guarujá, foram realizados como favores em troca de vantagens ilícitas.

Lusa

  • Lula da Silva não põe de lado hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil
    4:40

    Crise no Brasil

    Lula da Silva garante que não vai baixar a cabeça e não põe de lado a hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil, daqui a dois anos. Indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso conhecido como Lava Jato, o antigo chefe de Estado diz que é mais honesto que juízes, procuradores e polícias que ontem o detiveram para prestar depoimento. Lula é suspeito de ter recebido luvas de grandes construtoras.

  • Cuba manifesta apoio a Lula e Rousseff

    Mundo

    Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares "injustificáveis e desproporcionadas".

  • Lula da Silva recebe o apoio pessoal de Dilma Rousseff
    1:14

    Crise no Brasil

    O ex-Presidente Lula da Silva recebeu este sábado o apoio pessoal de Dilma Rousseff. A chefe de Estado brasileira visitou Lula da Silva na sua casa de S. Paulo, onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o antigo chefe de Estado.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.