sicnot

Perfil

Mundo

Justiça Federal do Brasil autoriza acesso a processos contra Lula da Silva

A Justiça Federal do Brasil autorizou esta quarta-feira que os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham acesso a dois processos da 24.ª fase da operação Lava Jato, que investiga os esquemas de corrupção na Petrobras.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A defesa de Lula confirmou à agência Lusa que conseguiu acesso aos processos, mas ainda não verificou se essa cópia está completa.

Os advogados também salientam que pediram ao juiz que informe se há outros processos ou incidentes tramitando na Vara que digam respeito ao ex-Presidente, mas esse pedido ainda não foi apreciado.

Em decisão divulgada hoje, o juiz Sérgio Moro, que lidera as investigações de corrupção na Petrobras, deferiu o acesso dos advogados do ex-Presidente brasileiro e informou que adotará o mesmo procedimento quando for solicitado por outros investigados.

Na última sexta-feira 29, Lula foi convocado como investigado pela Polícia Federal para explicar o recebimento de favores e o montante de 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), destinados a duas empresas dele por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.

Além de doações ao Instituto Lula e valores pagos ao ex-Presidente por palestras, os promotores disseram que estão a investigar se reformas em imóveis usados pelo político, uma quinta na cidade de Atibaia e um tríplex na cidade do Guarujá, foram realizados como favores em troca de vantagens ilícitas.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.