sicnot

Perfil

Mundo

Justiça Federal do Brasil autoriza acesso a processos contra Lula da Silva

A Justiça Federal do Brasil autorizou esta quarta-feira que os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham acesso a dois processos da 24.ª fase da operação Lava Jato, que investiga os esquemas de corrupção na Petrobras.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A defesa de Lula confirmou à agência Lusa que conseguiu acesso aos processos, mas ainda não verificou se essa cópia está completa.

Os advogados também salientam que pediram ao juiz que informe se há outros processos ou incidentes tramitando na Vara que digam respeito ao ex-Presidente, mas esse pedido ainda não foi apreciado.

Em decisão divulgada hoje, o juiz Sérgio Moro, que lidera as investigações de corrupção na Petrobras, deferiu o acesso dos advogados do ex-Presidente brasileiro e informou que adotará o mesmo procedimento quando for solicitado por outros investigados.

Na última sexta-feira 29, Lula foi convocado como investigado pela Polícia Federal para explicar o recebimento de favores e o montante de 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), destinados a duas empresas dele por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.

Além de doações ao Instituto Lula e valores pagos ao ex-Presidente por palestras, os promotores disseram que estão a investigar se reformas em imóveis usados pelo político, uma quinta na cidade de Atibaia e um tríplex na cidade do Guarujá, foram realizados como favores em troca de vantagens ilícitas.

Lusa

  • Lula da Silva não põe de lado hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil
    4:40

    Crise no Brasil

    Lula da Silva garante que não vai baixar a cabeça e não põe de lado a hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil, daqui a dois anos. Indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso conhecido como Lava Jato, o antigo chefe de Estado diz que é mais honesto que juízes, procuradores e polícias que ontem o detiveram para prestar depoimento. Lula é suspeito de ter recebido luvas de grandes construtoras.

  • Cuba manifesta apoio a Lula e Rousseff

    Mundo

    Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares "injustificáveis e desproporcionadas".

  • Lula da Silva recebe o apoio pessoal de Dilma Rousseff
    1:14

    Crise no Brasil

    O ex-Presidente Lula da Silva recebeu este sábado o apoio pessoal de Dilma Rousseff. A chefe de Estado brasileira visitou Lula da Silva na sua casa de S. Paulo, onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o antigo chefe de Estado.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.