sicnot

Perfil

Mundo

Justiça Federal do Brasil autoriza acesso a processos contra Lula da Silva

A Justiça Federal do Brasil autorizou esta quarta-feira que os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham acesso a dois processos da 24.ª fase da operação Lava Jato, que investiga os esquemas de corrupção na Petrobras.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A defesa de Lula confirmou à agência Lusa que conseguiu acesso aos processos, mas ainda não verificou se essa cópia está completa.

Os advogados também salientam que pediram ao juiz que informe se há outros processos ou incidentes tramitando na Vara que digam respeito ao ex-Presidente, mas esse pedido ainda não foi apreciado.

Em decisão divulgada hoje, o juiz Sérgio Moro, que lidera as investigações de corrupção na Petrobras, deferiu o acesso dos advogados do ex-Presidente brasileiro e informou que adotará o mesmo procedimento quando for solicitado por outros investigados.

Na última sexta-feira 29, Lula foi convocado como investigado pela Polícia Federal para explicar o recebimento de favores e o montante de 7,2 milhões de euros (30 milhões de reais), destinados a duas empresas dele por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.

Além de doações ao Instituto Lula e valores pagos ao ex-Presidente por palestras, os promotores disseram que estão a investigar se reformas em imóveis usados pelo político, uma quinta na cidade de Atibaia e um tríplex na cidade do Guarujá, foram realizados como favores em troca de vantagens ilícitas.

Lusa

  • Lula da Silva não põe de lado hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil
    4:40

    Crise no Brasil

    Lula da Silva garante que não vai baixar a cabeça e não põe de lado a hipótese de se recandidatar à Presidência do Brasil, daqui a dois anos. Indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso conhecido como Lava Jato, o antigo chefe de Estado diz que é mais honesto que juízes, procuradores e polícias que ontem o detiveram para prestar depoimento. Lula é suspeito de ter recebido luvas de grandes construtoras.

  • Cuba manifesta apoio a Lula e Rousseff

    Mundo

    Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares "injustificáveis e desproporcionadas".

  • Lula da Silva recebe o apoio pessoal de Dilma Rousseff
    1:14

    Crise no Brasil

    O ex-Presidente Lula da Silva recebeu este sábado o apoio pessoal de Dilma Rousseff. A chefe de Estado brasileira visitou Lula da Silva na sua casa de S. Paulo, onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o antigo chefe de Estado.

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.