sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia apela à Rússia para que liberte de imediato Nadia Savtchenko

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, apelou esta quarta-feira às autoridades russas para que libertem "imediatamente e sem condições" a piloto militar ucraniana Nadia Savtchenko, que está em greve de fome.

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

© Francois Lenoir / Reuters

"Não se trata somente de um assunto judicial ou político: é porventura uma questão de compaixão e de humanidade. O seu estado de saúde está a deteriorar-se rapidamente e acreditamos que terá consequências dramáticas", considera a alta representante europeia, em comunicado.

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, admitiu hoje uma "troca" de prisioneiros com Moscovo para tentar conseguir libertar Nadia Savtchenko, julgada na Rússia pela morte de dois jornalistas no leste separatista da Ucrânia.

"Se me questionar se uma troca é possível eu diria que sim, pela primeira vez, e usando o meu direito constitucional", disse, em conferência de imprensa em Ancara, após um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

Petro Poroshenko sublinhou que o seu país apoia tudo o que for necessário para fazer regressar à Ucrânia a piloto, incluindo uma troca de prisioneiros com a Rússia.

Detida em julho de 2014 em território russo, segundo Moscovo, a piloto é acusada de ter transmitido aos militares ucranianos a localização de dois jornalistas russos, que foram mortos.

Lusa

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.