sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia apela à Rússia para que liberte de imediato Nadia Savtchenko

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, apelou esta quarta-feira às autoridades russas para que libertem "imediatamente e sem condições" a piloto militar ucraniana Nadia Savtchenko, que está em greve de fome.

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

© Francois Lenoir / Reuters

"Não se trata somente de um assunto judicial ou político: é porventura uma questão de compaixão e de humanidade. O seu estado de saúde está a deteriorar-se rapidamente e acreditamos que terá consequências dramáticas", considera a alta representante europeia, em comunicado.

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, admitiu hoje uma "troca" de prisioneiros com Moscovo para tentar conseguir libertar Nadia Savtchenko, julgada na Rússia pela morte de dois jornalistas no leste separatista da Ucrânia.

"Se me questionar se uma troca é possível eu diria que sim, pela primeira vez, e usando o meu direito constitucional", disse, em conferência de imprensa em Ancara, após um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

Petro Poroshenko sublinhou que o seu país apoia tudo o que for necessário para fazer regressar à Ucrânia a piloto, incluindo uma troca de prisioneiros com a Rússia.

Detida em julho de 2014 em território russo, segundo Moscovo, a piloto é acusada de ter transmitido aos militares ucranianos a localização de dois jornalistas russos, que foram mortos.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.