sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia apela à Rússia para que liberte de imediato Nadia Savtchenko

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, apelou esta quarta-feira às autoridades russas para que libertem "imediatamente e sem condições" a piloto militar ucraniana Nadia Savtchenko, que está em greve de fome.

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini

© Francois Lenoir / Reuters

"Não se trata somente de um assunto judicial ou político: é porventura uma questão de compaixão e de humanidade. O seu estado de saúde está a deteriorar-se rapidamente e acreditamos que terá consequências dramáticas", considera a alta representante europeia, em comunicado.

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, admitiu hoje uma "troca" de prisioneiros com Moscovo para tentar conseguir libertar Nadia Savtchenko, julgada na Rússia pela morte de dois jornalistas no leste separatista da Ucrânia.

"Se me questionar se uma troca é possível eu diria que sim, pela primeira vez, e usando o meu direito constitucional", disse, em conferência de imprensa em Ancara, após um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

Petro Poroshenko sublinhou que o seu país apoia tudo o que for necessário para fazer regressar à Ucrânia a piloto, incluindo uma troca de prisioneiros com a Rússia.

Detida em julho de 2014 em território russo, segundo Moscovo, a piloto é acusada de ter transmitido aos militares ucranianos a localização de dois jornalistas russos, que foram mortos.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.