sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Joe Biden a Jerusalém fica marcada por mais um ataque

Dois palestinianos dispararam hoje contra um autocarro em Jerusalém e abriram fogo no exterior da Cidade Velha, causando um ferido grave, disse a polícia israelita.

© Ammar Awad / Reuters

Ambos foram abatidos a tiro pela polícia, segundo indicaram fontes médicas e das forças de segurança de Israel.

Os ataques de hoje, os mais recentes de uma série de outros registados desde outubro, coincidem a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Israel, onde chegou na terça-feira.

O primeiro ataque teve lugar no bairro judeu ultraortodoxo a norte de Jerusalém, disse a polícia, indicando que o motorista do autocarro respondeu com tiros contra os atacantes, que conseguiram, contudo, escapar.

Mais tarde, no exterior da Cidade Velha de Jerusalém, voltaram a abrir fogo, ferindo gravemente um homem de 50 anos, antes de serem abatidos pela polícia.

Na terça-feira, uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas num ataque com arma branca de um homem em Telavive, perto do local onde Joe Biden estava a ser recebido pelo ex-presidente israelita Shimon Peres.

Segundo a polícia, a vítima mortal era um turista norte-americanoe o autor dos ataques foi abatido por agentes policiais, não tendo sido divulgada informação sobre a sua identidade.

Três outros ataques tiveram lugar no mesmo dia: dois em Jerusalém e um em Petah Tikva, perto de Telavive.

Desde 01 de outubro, a violência em Israel e nos territórios palestinianos já resultou em pelo menos 215 mortos, dos quais 187 palestinianos e 28 israelitas.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28