sicnot

Perfil

Mundo

CO2 na atmosfera aumentou a uma velocidade inédita em 2015

O nível de dióxido de carbono na atmosfera (CO2) aumentou a uma velocidade inédita em 2015, relataram hoje cientistas do governo dos EUA, reforçando as preocupações sobre um dos principais gases com efeito de estufa.

reuters

A medição foi feita no observatório que a agência governamental para os oceanos e a atmosfera (NOAA, na sigla em Inglês) tem em Mauna Loa, no Havai.

"A taxa de crescimento anual do dióxido de carbono na atmosfera (...) saltou 3,05 partes por milhão durante 2015, o maior aumento anual em 56 anos de investigação", adiantou a NOAA, em comunicado.

O ano passado também foi o quarto consecutivo em que o dióxido de carbono na atmosfera aumentou mais de duas partes por milhão.

Em relação a fevereiro, o nível global atmosférico do dióxido de carbono foi de 402,59 partes por milhão, o que é uma subida significativa em relação aos tempos pré-industriais.

Antes de 1800, o dióxido de carbono na atmosfera era de 280 partes por milhão.

"Os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar mais depressa do que ocorreu durante centenas de milhares de anos", especificou Pieter Tans, o principal cientista da Rede de Referência Global dos Gases com Efeito de Estufa da NOAA.

A situação atual, comparou, "é explosiva quando comparada com o processo natural".

Lusa