sicnot

Perfil

Mundo

CO2 na atmosfera aumentou a uma velocidade inédita em 2015

O nível de dióxido de carbono na atmosfera (CO2) aumentou a uma velocidade inédita em 2015, relataram hoje cientistas do governo dos EUA, reforçando as preocupações sobre um dos principais gases com efeito de estufa.

reuters

A medição foi feita no observatório que a agência governamental para os oceanos e a atmosfera (NOAA, na sigla em Inglês) tem em Mauna Loa, no Havai.

"A taxa de crescimento anual do dióxido de carbono na atmosfera (...) saltou 3,05 partes por milhão durante 2015, o maior aumento anual em 56 anos de investigação", adiantou a NOAA, em comunicado.

O ano passado também foi o quarto consecutivo em que o dióxido de carbono na atmosfera aumentou mais de duas partes por milhão.

Em relação a fevereiro, o nível global atmosférico do dióxido de carbono foi de 402,59 partes por milhão, o que é uma subida significativa em relação aos tempos pré-industriais.

Antes de 1800, o dióxido de carbono na atmosfera era de 280 partes por milhão.

"Os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar mais depressa do que ocorreu durante centenas de milhares de anos", especificou Pieter Tans, o principal cientista da Rede de Referência Global dos Gases com Efeito de Estufa da NOAA.

A situação atual, comparou, "é explosiva quando comparada com o processo natural".

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.