sicnot

Perfil

Mundo

CO2 na atmosfera aumentou a uma velocidade inédita em 2015

O nível de dióxido de carbono na atmosfera (CO2) aumentou a uma velocidade inédita em 2015, relataram hoje cientistas do governo dos EUA, reforçando as preocupações sobre um dos principais gases com efeito de estufa.

reuters

A medição foi feita no observatório que a agência governamental para os oceanos e a atmosfera (NOAA, na sigla em Inglês) tem em Mauna Loa, no Havai.

"A taxa de crescimento anual do dióxido de carbono na atmosfera (...) saltou 3,05 partes por milhão durante 2015, o maior aumento anual em 56 anos de investigação", adiantou a NOAA, em comunicado.

O ano passado também foi o quarto consecutivo em que o dióxido de carbono na atmosfera aumentou mais de duas partes por milhão.

Em relação a fevereiro, o nível global atmosférico do dióxido de carbono foi de 402,59 partes por milhão, o que é uma subida significativa em relação aos tempos pré-industriais.

Antes de 1800, o dióxido de carbono na atmosfera era de 280 partes por milhão.

"Os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar mais depressa do que ocorreu durante centenas de milhares de anos", especificou Pieter Tans, o principal cientista da Rede de Referência Global dos Gases com Efeito de Estufa da NOAA.

A situação atual, comparou, "é explosiva quando comparada com o processo natural".

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.