sicnot

Perfil

Mundo

EUA alertam para risco de colapso da barragem de Mossul

Os Estados Unidos lançaram na quarta-feira um apelo à mobilização internacional para prevenir uma "catástrofe humana de proporções gigantescas" que pode ser causada por um colapso da barragem de Mossul, no norte do Iraque.

© Azad Lashkari / Reuters

Esta barragem sobre o Tigre, a maior do Iraque, apresenta elevados riscos de rutura porque foi construída num solo instável. Localiza-se a montante da cidade de Mossul, a segunda cidade do país, tomada pelos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Uma rutura da barragem resultaria numa onda enorme que devastaria Mossul, capaz também de inundar a capital iraquiana, Bagdade, que se situa a 400 quilómetros a sul. No total, a catástrofe poderia afetar até 1,5 milhões de pessoas.

A embaixadora norte-americana junto da ONU, Samantha Power, apelou a todos os membros das Nações Unidas para tomarem medidas para prevenir essa catástrofe.

Power fez este apelo após ter presidido a uma reunião com o embaixador do Iraque junto da ONU, Mohammed al-Hakim, no decurso da qual foi informada da situação.

"É essencial que todos os membros da ONU sejam rapidamente informados da importância do problema e da necessidade de estarem preparados para evitar uma catástrofe humana de gigantescas proporções", declarou Samantha Power, num comunicado divulgado pela missão norte-americana na ONU.

A diplomata considerou "arrepiantes" as apresentações de especialistas técnicos, engenheiros e representantes de agências da ONU responsáveis pela ajuda e desenvolvimento.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..