sicnot

Perfil

Mundo

Irão executou 966 pessoas em 2015

O Irão executou no ano passado 966 pessoas, o maior número dos últimos 20 anos, com 65 por cento das condenações relacionadas com droga, indicou esta quinta-feira o relator das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país.

Ebrahim Noroozi

Ahmed Shaheed, ao apresentar o relatório anual em Genbra, adiantou que o Irão continua a ser o país com maior número de execuções de menores, 73 nos últimos 10 anos e 16 entre 2014 e 2015.

As leis iranianas situam a idade de responsabilidade penal nos 15 anos nos rapazes e nove nas raparigas.

O relator destacou a dureza com que se castigam os delitos relacionados com droga, uma vez que a lei tipifica até 17 infrações para que se possa aplicar a pena de morte como punição.

A pena capital aplica-se, por exemplo, à posse de 30 gramas de heroína ou de cocaína.

Quanto às restantes execuções, 22% foram condenados à morte por homicídio, 6% por violações, 3% por assassínio e os restantes 4% por outros crimes, entre eles corrupção.

Desde que iniciou o mandato, há cinco anos, o relator da ONU nunca foi autorizado por Teerão a visitar o país.

Ao apresentar o relatório, Ahmed Shaheed, porém, destacou uma postura "mais amável" das autoridades iranianas desde a recente abertura política de Teerão.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.