sicnot

Perfil

Mundo

Músico de rua torna-se célebre em Israel após enfrentar atacante palestiniano

Um jovem músico israelo-canadiano tornou-se uma celebridade em Israel após ter atingido com a sua guitarra a cabeça de um palestiniano que atacou diversas pessoas em Telavive.

© Andrea Comas / Reuters

Yishaï Montgoméry, 26 anos, é agora conhecido como o "guitar hero" nos media e nas redes sociais.

Ainda atordoado pela sua glória nascente, refere a agência noticiosa France-Presse, começou a ser solicitado para entrevistas, recebeu uma guitarra da "estrela" israelita da canção Aviv Geffen, e beneficia de uma conta de 5.000 dólares (4.500 euros) na Internet.

Na terça-feira tocava o seu instrumento musical no Passeio de Jaffa, um bairro turístico de Telavive, quando viu um homem a agredir diversas pessoas com uma faca.

"Durante um instante não compreendi que o que via era real", disse à AFP, que assim presenciou um dos numerosos ataques cometidos com facas por palestinianos contra os israelitas desde há cinco meses.

Quando o agressor se dirigiu para si, aplicou um violento golpe na sua cabeça, imobilizando-o temporariamente, e de seguida iniciou uma fuga com a sua guitarra inutilizada e gritou "terrorista", até o palestiniano ser morto a tiro por polícias no local.

Neste ataque, um turista norte-americano foi morto e 12 pessoas ficaram feridas.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47