sicnot

Perfil

Mundo

Stephen Hawking e mais 150 académicos querem o Reino Unido na UE

O astrofísico britânico Stephen Hawking figura entre 150 académicos que declararam apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia, numa carta hoje publicada, defendendo que a saída prejudicaria a ciência e a investigação.

© Neil Hall / Reuters

"Se o Reino Unido deixar a UE e houver uma perda de liberdade de movimento dos cientistas entre o Reino Unido e a Europa, será um desastre para a ciência e universidades do Reino Unido", argumentam os académicos na missiva enviada ao jornal Times.

Os mais de 150 signatários são cientistas, matemáticos, engenheiros e economistas de Cambridge e também membros ou associados da prestigiada instituição britânica Royal Society.

A lista inclui nomes como o de Martin Rees, renomado astrónomo e antigo presidente da Royal Society, a física Athene Donald, e o químico Alan Fersht, que organizou a iniciativa.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, convocou para 23 de junho a realização do referendo sobre a permanência do Reino Unido no bloco dos '28'. Sondagens de opinião mostram que a campanha pela permanência na UE granjeia ligeira vantagem, mas a margem tem-se encurtado nos últimos meses.

Na carta, os cientistas argumentam que a ciência é vital para a prosperidade a longo prazo do Reino Unido e que a adesão à UE aumentou o financiamento da ciência e permitiu ao país recrutar talentosos investigadores; e enfatizam que a livre circulação dos cientistas é tão importante para a ciência como o comércio livre para a economia de mercado.

Lusa

  • David Cameron volta a defender que o Reino Unido só perde com a saída da UE
    1:27

    Mundo

    O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que 3 milhões de empregos dependem dos acordos de comércio com os Estados-membros da União Europeia. Ontem, depois do "mayor" londrino, Boris Johnson, ter anunciado que vai fazer campanha a favor do Brexit, a libra caiu para o valor mais baixo dos últimos sete anos, face ao dólar.Administradores de quase 200 empresas defendem que o Brexit representa uma ameaça para a economia.

  • Agência Moody's avisa que Brexit terá impacto no rating do Reino Unido
    2:15

    Economia

    A agência Moody's avisa que o Brexit terá impacto no rating do Reino Unido. A libra teve num dia a maior queda em 7 anos. David Cameron apresentou oficialmente ao Parlamento britânico a proposta de referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Mas depois do aparente sucesso do acordo alcançado no Conselho Europeu, o chefe do Governo viu cinco ministros e vários membros do partido fazerem-lhe frente.