sicnot

Perfil

Mundo

Stephen Hawking e mais 150 académicos querem o Reino Unido na UE

O astrofísico britânico Stephen Hawking figura entre 150 académicos que declararam apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia, numa carta hoje publicada, defendendo que a saída prejudicaria a ciência e a investigação.

© Neil Hall / Reuters

"Se o Reino Unido deixar a UE e houver uma perda de liberdade de movimento dos cientistas entre o Reino Unido e a Europa, será um desastre para a ciência e universidades do Reino Unido", argumentam os académicos na missiva enviada ao jornal Times.

Os mais de 150 signatários são cientistas, matemáticos, engenheiros e economistas de Cambridge e também membros ou associados da prestigiada instituição britânica Royal Society.

A lista inclui nomes como o de Martin Rees, renomado astrónomo e antigo presidente da Royal Society, a física Athene Donald, e o químico Alan Fersht, que organizou a iniciativa.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, convocou para 23 de junho a realização do referendo sobre a permanência do Reino Unido no bloco dos '28'. Sondagens de opinião mostram que a campanha pela permanência na UE granjeia ligeira vantagem, mas a margem tem-se encurtado nos últimos meses.

Na carta, os cientistas argumentam que a ciência é vital para a prosperidade a longo prazo do Reino Unido e que a adesão à UE aumentou o financiamento da ciência e permitiu ao país recrutar talentosos investigadores; e enfatizam que a livre circulação dos cientistas é tão importante para a ciência como o comércio livre para a economia de mercado.

Lusa

  • David Cameron volta a defender que o Reino Unido só perde com a saída da UE
    1:27

    Mundo

    O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que 3 milhões de empregos dependem dos acordos de comércio com os Estados-membros da União Europeia. Ontem, depois do "mayor" londrino, Boris Johnson, ter anunciado que vai fazer campanha a favor do Brexit, a libra caiu para o valor mais baixo dos últimos sete anos, face ao dólar.Administradores de quase 200 empresas defendem que o Brexit representa uma ameaça para a economia.

  • Agência Moody's avisa que Brexit terá impacto no rating do Reino Unido
    2:15

    Economia

    A agência Moody's avisa que o Brexit terá impacto no rating do Reino Unido. A libra teve num dia a maior queda em 7 anos. David Cameron apresentou oficialmente ao Parlamento britânico a proposta de referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Mas depois do aparente sucesso do acordo alcançado no Conselho Europeu, o chefe do Governo viu cinco ministros e vários membros do partido fazerem-lhe frente.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.