sicnot

Perfil

Mundo

Sul-africana que raptou bebé declarada culpada 18 anos depois

Uma sul-africana de 50 anos, que raptou uma bebé de uma maternidade há 18 anos e educou como filha, foi hoje declarada culpada por um tribunal da Cidade do Cabo.

Arquivo

Arquivo

© Mike Hutchings / Reuters

Esta mulher, cuja identidade não foi divulgada para proteger a vítima, incorre numa pena de até cinco anos de prisão.

"Foi evidentemente a autora do rapto da bebé do hospital", declarou o juiz John Hlophe, rejeitando a versão da acusada de que a bebé lhe tinha sido confiada por uma desconhecida.

O tribunal recusou o pedido de libertação sob caução, apresentado pela acusada, que ficará presa pelo menos até 30 de maio, data marcada para o anúncio da sentença.

A verdadeira identidade da jovem raptada, chamada Zephany pelos pais biológicos, foi conhecida no início do ano passado, quando tinha 17 anos, numa escola secundária da Cidade do Cabo.

Os colegas notaram que Zephany, então no último ano do liceu, era muito parecida com Cassidy Nurse, uma nova aluna da escola.

Celeste e Morne Nurse, pais de Cassidy, nunca desistiram de encontrar Zephany e alertaram de imediato a polícia.

As análises de ADN estabeleceram que as duas raparigas eram irmãs e que Zephany era a bebé raptada em 1997. Sem saberem, as duas famílias viviam a poucos quilómetros de distância.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.