sicnot

Perfil

Mundo

Colesterol bom nem sempre é benéfico para a saúde

Algumas pessoas que possuem níveis elevados do chamado bom colesterol podem estar sujeitas a um risco mais elevado de doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista Science.

Comer azeite, peixe e nozes, por exemplo, aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o que é mais vulgarmente conhecido como bom colesterol.

Comer azeite, peixe e nozes, por exemplo, aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o que é mais vulgarmente conhecido como bom colesterol.

© Yiorgos Karahalis / Reuters

Esta investigação britânica mostra que elevados níveis de bom colesterol nem sempre são benéficos para a saúde. A pesquisa analisou casos de mutações raras que fazem elevar os níveis de bom colesterol.

Testes mostraram que a mutação no gene SCARB1, que afeta 1 em 1.700 pessoas, faz com que esses indivíduos possuam elevados níveis de bom colesterol. Contudo, paralelamente, o seu risco de ter problemas cardíacos é também 80% mais elevado, valor idêntico ao registado no caso de fumadores.

O colesterol HDL (high-density lipoprotein, em português lipoproteína de alta densidade) é conhecido como colesterol bom porque atua retirando moléculas de gordura do sangue e por isso considera-se positivo que os seus valores estejam elevados.

A produção do HDL ocorre no fígado por mecanismos que não se podem controlar, mas sabe-se que a alimentação pode influenciar a sua produção, contribuindo para aumentar esses valores.

Considerou-se até agora que o bom colesterol protege o organismo de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, enfarte ou AVC, mas os testes realizados em Cambridge vêm, contudo, mostrar que a mutação genética que foi estudada impede o colesterol bom de retirar gordura do sangue.

"Isto é significativo porque tínhamos sempre acreditado que o bom colesterol está associado a um menor risco de doença cardíaca (… ) Este é um dos primeiros estudos que mostram que algumas pessoas que têm níveis elevados de colesterol bom, na verdade têm um maior risco de doença cardíaca, o que desafia a nossa sabedoria convencional sobre se o bom colesterol protege ou não as pessoas de doenças cardíacas", disse à BBC Adam Butterworth, um dos investigadores da Universidade de Cambridge.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.