sicnot

Perfil

Mundo

Colesterol bom nem sempre é benéfico para a saúde

Algumas pessoas que possuem níveis elevados do chamado bom colesterol podem estar sujeitas a um risco mais elevado de doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista Science.

Comer azeite, peixe e nozes, por exemplo, aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o que é mais vulgarmente conhecido como bom colesterol.

Comer azeite, peixe e nozes, por exemplo, aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o que é mais vulgarmente conhecido como bom colesterol.

© Yiorgos Karahalis / Reuters

Esta investigação britânica mostra que elevados níveis de bom colesterol nem sempre são benéficos para a saúde. A pesquisa analisou casos de mutações raras que fazem elevar os níveis de bom colesterol.

Testes mostraram que a mutação no gene SCARB1, que afeta 1 em 1.700 pessoas, faz com que esses indivíduos possuam elevados níveis de bom colesterol. Contudo, paralelamente, o seu risco de ter problemas cardíacos é também 80% mais elevado, valor idêntico ao registado no caso de fumadores.

O colesterol HDL (high-density lipoprotein, em português lipoproteína de alta densidade) é conhecido como colesterol bom porque atua retirando moléculas de gordura do sangue e por isso considera-se positivo que os seus valores estejam elevados.

A produção do HDL ocorre no fígado por mecanismos que não se podem controlar, mas sabe-se que a alimentação pode influenciar a sua produção, contribuindo para aumentar esses valores.

Considerou-se até agora que o bom colesterol protege o organismo de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, enfarte ou AVC, mas os testes realizados em Cambridge vêm, contudo, mostrar que a mutação genética que foi estudada impede o colesterol bom de retirar gordura do sangue.

"Isto é significativo porque tínhamos sempre acreditado que o bom colesterol está associado a um menor risco de doença cardíaca (… ) Este é um dos primeiros estudos que mostram que algumas pessoas que têm níveis elevados de colesterol bom, na verdade têm um maior risco de doença cardíaca, o que desafia a nossa sabedoria convencional sobre se o bom colesterol protege ou não as pessoas de doenças cardíacas", disse à BBC Adam Butterworth, um dos investigadores da Universidade de Cambridge.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..