sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia desmantela rede internacional de lavagem de dinheiro

A Colômbia anunciou na quinta-feira ter desmantelado uma rede internacional de lavagem de dinheiro, detendo 13 suspeitos, cinco deles comissários de bordo.

© Fredy Builes / Reuters

"Entre os 13 detidos há cinco comissários de bordo (da Avianca Airlines) e oito indivíduos que estavam envolvidos no transporte para a Colômbia de dólares e de euros obtidos ilegalmente em Espanha, Estados Unidos, México e noutros sítios", informou o Ministério Público.

Os detidos vão ser julgados por branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e conspiração criminosa.

A rede estaria relacionada com o tráfico de droga, dado que alguns dos detidos têm ligações a membros do cartel mexicano de Sinaloa, afirmou o procurador-geral adjunto, Jorge Fernando Perdomo.

"As notas eram transportadas nos corpos ou em malas com fundo duplo", disse, em conferência de imprensa.

As detenções ocorreram no quadro de uma investigação internacional que envolveu autoridades da Colômbia, Estados Unidos, Espanha e México, bem como a transportadora aérea Avianca.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.