sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia desmantela rede internacional de lavagem de dinheiro

A Colômbia anunciou na quinta-feira ter desmantelado uma rede internacional de lavagem de dinheiro, detendo 13 suspeitos, cinco deles comissários de bordo.

© Fredy Builes / Reuters

"Entre os 13 detidos há cinco comissários de bordo (da Avianca Airlines) e oito indivíduos que estavam envolvidos no transporte para a Colômbia de dólares e de euros obtidos ilegalmente em Espanha, Estados Unidos, México e noutros sítios", informou o Ministério Público.

Os detidos vão ser julgados por branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e conspiração criminosa.

A rede estaria relacionada com o tráfico de droga, dado que alguns dos detidos têm ligações a membros do cartel mexicano de Sinaloa, afirmou o procurador-geral adjunto, Jorge Fernando Perdomo.

"As notas eram transportadas nos corpos ou em malas com fundo duplo", disse, em conferência de imprensa.

As detenções ocorreram no quadro de uma investigação internacional que envolveu autoridades da Colômbia, Estados Unidos, Espanha e México, bem como a transportadora aérea Avianca.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09