sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia desmantela rede internacional de lavagem de dinheiro

A Colômbia anunciou na quinta-feira ter desmantelado uma rede internacional de lavagem de dinheiro, detendo 13 suspeitos, cinco deles comissários de bordo.

© Fredy Builes / Reuters

"Entre os 13 detidos há cinco comissários de bordo (da Avianca Airlines) e oito indivíduos que estavam envolvidos no transporte para a Colômbia de dólares e de euros obtidos ilegalmente em Espanha, Estados Unidos, México e noutros sítios", informou o Ministério Público.

Os detidos vão ser julgados por branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e conspiração criminosa.

A rede estaria relacionada com o tráfico de droga, dado que alguns dos detidos têm ligações a membros do cartel mexicano de Sinaloa, afirmou o procurador-geral adjunto, Jorge Fernando Perdomo.

"As notas eram transportadas nos corpos ou em malas com fundo duplo", disse, em conferência de imprensa.

As detenções ocorreram no quadro de uma investigação internacional que envolveu autoridades da Colômbia, Estados Unidos, Espanha e México, bem como a transportadora aérea Avianca.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10