sicnot

Perfil

Mundo

Maduro diz que se Lula for detido será "um Mandela" na América do Sul

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, condenou na quinta-feira o pedido de prisão preventiva para o ex-presidente do Brasil Lula da Silva e considerou que a detenção faria dele um Nelson Mandela da América do Sul.

Ariana Cubillos

"Lula será como um Mandela no continente", disse.

Nicolás Maduro falava em Caracas, num ato público transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV) e durante o qual sublinhou que Lula da Silva foi "um dos protagonistas das mudanças no continente".

O Presidente da Venezuela denunciou e criticou que no Brasil pretendam, "por vias judiciais" dar "golpes de Estado" contra protagonistas que lutaram contra iniciativas fracassadas que levaram à "destruição do aparelho industrial em vários países" da América Latina, como a Zona de Livre Comércio para as Américas (Alca), promovida pelos Estados Unidos.

Na quinta-feira, três procuradores do Ministério Público de São Paulo anunciaram ter pedido a prisão preventiva de Lula da Silva por alegados crimes relacionados com a posse de um apartamento no litoral daquele Estado brasileiro.

Em conferência de imprensa, o procurador Cássio Conserino disse que o Ministério Público estadual reuniu uma "gama de provas testemunhais e documentais" que provam que o imóvel estava reservado para o ex-Presidente.

Lula foi acusado pelos procuradores de ter praticado os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, porque supostamente ocultou a propriedade do apartamento.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira