sicnot

Perfil

Mundo

ONU aprova resolução contra abusos sexuais de "capacetes azuis"

O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje a sua primeira resolução de resposta às reiteradas acusações de abusos sexuais cometidos por "capacetes azuis", apoiando a decisão de repatriar unidades reincidentes ou que não lidem adequadamente com as acusações.

© Denis Balibouse / Reuters

O texto, proposto pelos Estados Unidos, foi aprovado com 14 votos a favor e uma abstenção, do Egito, que numa jogada pouco habitual tentou, sem êxito, introduzir uma alteração imediatamente antes da votação.

A resolução surge depois do escândalo causado por numerosas acusações de abusos e exploração sexual contra as forças de manutenção de paz das Nações Unidas, especialmente na República Centro-Africana.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.