sicnot

Perfil

Mundo

Os cinco homens há mais tempo no poder em África

Os cinco homens há mais tempo no poder em África

O Presidente de Angola, que hoje anunciou que vai deixar a política ativa em 2018, está entre os cinco homens há mais tempo no poder em África. Em primeiro lugar está o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.

Teodoro Obiang lidera há 36 anos que lidera um dos regimes mais autoritários do mundo. Os mesmos anos que José Eduardo dos Santos leva na presidência de Angola.

Em terceiro lugar, está Robert Mugabe, Presidente do Zimbabué há 35 anos. É frequentemente acusado de violar os direitos humanos e usar a tortura para manter o poder.

O quarto recordista é Paul Biya, líder dos Camarões há 33 anos e sempre com eleições ganhas por maiorias esmagadoras, eesultados em que a comunidade internacional não acredita.

Em quinto lugar está o líder do Uganda, Yoweri Museveni, com 29 anos de ditadura.

  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • Nicolas Maduro vence presidenciais na Venezuela

    Mundo

    O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo pela autoridade eleitoral, com perto de 70% dos votos, depois de contados quase todos os boletins.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29