sicnot

Perfil

Mundo

Sobrevivente do Holocausto declarado o homem mais velho do mundo

O homem mais velho do mundo é um sobrevivente do Holocausto com 112 anos, que vive em Haifa (noroeste de Israel), anunciou hoje a Guinness World Records.

Segundo a sua família, Yisrael Kristal nasceu no que é atualmente a Polónia a 15 de setembro de 1903, três meses antes dos irmãos Wright efetuarem o primeiro voo com um avião com motor, e esteve no campo de concentração de Auschwitz.

"Não sei o segredo para ter uma vida longa. Acredito que tudo está destinado e que nunca saberemos as razões. Homens mais inteligentes, mais fortes e mais bonitos do que eu já não estão vivos", disse Kristal num comunicado de reação à notícia.

O anterior homem mais velho do mundo, o japonês Yasutaro Koide, morreu em janeiro aos 112 anos.

Yisrael Kristal é quatro anos mais novo que a mulher mais velha do mundo, a norte-americana Susannah Mushatt Jones, nascida a 06 de julho de 1899 e com 116 anos.

O recorde de longevidade humana reconhecido oficialmente pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias e morreu em 1997.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14