sicnot

Perfil

Mundo

Sobrevivente do Holocausto declarado o homem mais velho do mundo

O homem mais velho do mundo é um sobrevivente do Holocausto com 112 anos, que vive em Haifa (noroeste de Israel), anunciou hoje a Guinness World Records.

Segundo a sua família, Yisrael Kristal nasceu no que é atualmente a Polónia a 15 de setembro de 1903, três meses antes dos irmãos Wright efetuarem o primeiro voo com um avião com motor, e esteve no campo de concentração de Auschwitz.

"Não sei o segredo para ter uma vida longa. Acredito que tudo está destinado e que nunca saberemos as razões. Homens mais inteligentes, mais fortes e mais bonitos do que eu já não estão vivos", disse Kristal num comunicado de reação à notícia.

O anterior homem mais velho do mundo, o japonês Yasutaro Koide, morreu em janeiro aos 112 anos.

Yisrael Kristal é quatro anos mais novo que a mulher mais velha do mundo, a norte-americana Susannah Mushatt Jones, nascida a 06 de julho de 1899 e com 116 anos.

O recorde de longevidade humana reconhecido oficialmente pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias e morreu em 1997.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira